Semana do Voto Jovem: adolescentes comparecem à CAE de Curitiba para tirar o Título Eleitoral
Durante o mês de novembro, 28 escolas receberão mutirões de atendimento e 15 Fóruns Eleitorais promoverão palestras sobre a participação dos jovens no processo eleitoral

Nesta quarta-feira (12), durante a Semana do Voto Jovem, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) entre 10 a 14 de novembro, as adolescentes Beatriz Helena Machado Miyamura, de 15 anos, e Carolina Morrissy Hostin Godoy, de 16 anos, compareceram à Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba para tirar o Título Eleitoral.
Beatriz, que cursa o primeiro ano do ensino médio, contou que a decisão de fazer o Título Eleitoral surgiu por sugestão da sua mãe. Para ela, a importância do voto reside no fato de poder exercer a cidadania e a democracia. “Poder escolher quem você quer que esteja lá fazendo as escolhas pelos cidadãos”, comentou.
A jovem relata a expectativa de votar aos 16 anos: “Eu acho que através do voto também é possível contribuir para uma sociedade mais justa, escolhendo quem você acha que pode fazer algo que ajude as pessoas e tendo a oportunidade de fazer parte da sua escolha”, concluiu.
Carolina Morrissy Hostin Godoy, que tem 16 anos e está no segundo ano do ensino médio, destacou a importância do voto para escolher os representantes e ajudar a decidir o futuro do país. Segundo ela, fazer o alistamento eleitoral “é uma experiência única”. “Entendo a importância de vir aqui e fazer parte da democracia”, completou.
Semana do Voto Jovem
A Semana do Voto Jovem acontecerá em37 municípios do estado. Durante o mês, 28 escolas da rede estadual irão receber mutirões de atendimento para emissão da primeira via do Título de Eleitor e 15 Fóruns Eleitorais promoverão palestras e atividades sobre a participação dos jovens no processo eleitoral.
O projeto, que faz parte da campanha Voto Jovem para as Eleições 2026, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia, tem como objetivo incentivar jovens com idade igual ou superior a 15 anos a emitirem o Título de Eleitor, além de facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral.
Confira a informação completa sobre a Semana e a programação de atendimentos.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

