TRE-PR participa do “Encontro Nacional das Secretarias Judiciárias 2025”
No evento, realizado nesta quinta (6) e sexta-feira (7), a Justiça Eleitoral do Paraná foi representada pelas servidoras Danielle Cidade Morgado Maemura e Daniela Nunes Pinheiro

Nesta quinta (6) e sexta-feira (7), a secretária judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Danielle Cidade Morgado Maemura, e a coordenadora processual, Daniela Nunes Pinheiro, participam do “Encontro Nacional das Secretarias Judiciárias 2025”. O evento, realizado no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), tem como objetivo abordar questões relativas à inovação e à consolidação de práticas cartorárias.
Após a abertura do encontro, realizada na manhã desta quinta-feira (6), a programação seguiu com a apresentação do painel da Secretaria Judiciária do TSE e do novo fluxo de comunicação de decisões judiciais entre os órgãos da Justiça Eleitoral. Na sequência, ocorreram exposições sobre a padronização do lançamento de dados no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Portal BI (Business Intelligence) como ferramenta de monitoramento dos processos de registro de candidaturas e prestação de contas.
À tarde, foram ministradas palestras sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) no preenchimento do objeto e das partes processuais, o desenvolvimento do Sistema de Condenações, o mapeamento das evoluções nos sistemas de contas e o Sistema de Candidaturas (CanDex), considerando as inovações para as Eleições 2026. Ao final do primeiro dia, foram apresentadas as considerações gerais relativas aos temas abordados no evento.
Na manhã desta sexta-feira (7), a programação teve início com os painéis “Utilização de IA na prática jurídica”, com base na experiência da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS), e “Principais julgados sobre o registro de candidatura - 2024/2025”. Em seguida, foi exposto um levantamento de iniciativas promovidas em âmbito regional.
Ao longo da tarde, serão realizadas palestras sobre as evoluções no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), a nova estrutura do Diário da Justiça Eletrônico (DJe), o mapeamento das evoluções do PJe até a data das eleições do ano que vem, as evoluções no Sistema de Jurisprudência da Justiça Eleitoral e a implantação do repositório arquivístico digital confiável (RDC-Arq). O encerramento do evento está previsto para as 17h30.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

