Equipe do TRE-PR participa do II Seminário Memojus em Belo Horizonte
O evento abordou temas relacionados à inovação e à gestão de memória no Judiciário

No último dia 22, o chefe da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Carlos Alberto Barbosa Ferian, apresentou um balanço das atividades realizadas pelo Grupo de Inovação (GT5) da Rede Memojus em 2025 e o plano de ação para 2026 no II Seminário Memojus, realizado em Belo Horizonte. Também esteve presente a servidora da SEGDMBCleide Wiezbicki.
O seminário, com o tema "Memória: políticas, gestão e difusão", foi sediado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e reuniu magistrados, servidores e pesquisadores para debater temas e questões relacionadas à gestão de memória e inovação e à Agenda 2030. O evento ocorreu simultaneamente ao VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, fortalecendo o diálogo interdisciplinar entre áreas como arquivologia, museologia, história e direito.
Com o título "Inovação é um Diálogo: Qual é a sua dor?", a apresentação do servidor, que atua como coordenador do GT5, convidou o público a mapear em tempo real os principais desafios na gestão da memória do Judiciário. Também houve destaque para as entregas do grupo em 2025, como o fortalecimento do Portal Memojus, a criação de um espaço para a Revista Memojus, a consolidação do domínio memojus.com.br e a automação de processos, como a expedição de certificados.
Para 2026, o plano de ação do grupo é expandir as atividades para resolver as "dores" mapeadas junto aos membros, com projetos que incluem a criação de um portal de Business Intelligence (BI) para dados da memória no Judiciário; um portal de Boas Práticas e documentos de referência para compartilhar artefatos como estudos técnicos preliminares e atas de registro de preços; a promoção de oficinas laboratoriais e o estudo de viabilidade para um Laboratório de Inovação.
Memojus
A Memojus Brasil é uma rede articulada em prol da Memória do Poder Judiciário brasileiro, constituída por profissionais atuantes em arquivos, bibliotecas, centros culturais, centros de memória, memoriais e museus de todos os segmentos da Justiça brasileira e de outras instituições parceiras como arquivos públicos, universidades e o Ministério Público.
Os principais objetivos da rede são os seguintes:
- a) fomentar ações e iniciativas em prol da Memória do Poder Judiciário Nacional;
- b) aumentar a interlocução de magistrados, servidores e especialistas dos vários setores concernentes à área memória (arquivos, bibliotecas, centros culturais, centros de memória, memoriais e museus);
- c) incentivar o intercâmbio de ações, cooperação, experiências e iniciativas entre os vários integrantes.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

