Palestra aborda a conscientização sobre o câncer de mama
Evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, abordou temas como fatores de risco, sinais de alerta e formas de prevenção da doença

Na tarde desta quarta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu a palestra “Outubro Rosa” sobre questões relacionadas ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de mama. Transmitido pelo YouTube, o evento foi realizado na sala de sessões do edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba.
Durante a abertura do encontro, organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SECGP) e pela Assessoria de Atenção à Saúde (SAUDE), o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reforçou a importância da população conhecer a doença para poder se prevenir. “Ano passado também tivemos esse evento para conscientizar não só as mulheres, mas também seus maridos e companheiros e seus filhos”, declarou.
Programação
Após a solenidade de abertura, o assessor de negócios do Sicredi Credjuris, Everton Rodrigues, discutiu as formas de proteção para que as famílias possam se planejar financeiramente para lidarem com eventos inesperados e inevitáveis, como a descoberta do câncer de mama ou de outras doenças graves. “Por trabalhar com soluções financeiras, nós entendemos que a nossa obrigação é justamente trazer luz a um tema que, se não é essencial, permeia todas as nossas relações pessoais”, destacou.
Na sequência, o doutor Leonardo Paese Nissen, médico oncologista ginecológico e mastologista, destacou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta para 90% a chance de cura da paciente, além de permitir opções de tratamento menos agressivas. De acordo com dados apresentados por ele, uma em cada 12 mulheres devem receber o diagnóstico da doença ao longo da vida.
Segundo o doutor Leonardo Paese Nissen, hábitos como estilo de vida ativo e alimentação equilibrada (sem excesso de álcool e ultraprocessados) podem ajudar a prevenir a doença. Entre os fatores de risco, o médico apontou idade avançada, histórico familiar e a exposição hormonal (como uso prolongado de anticoncepcionais, terapia de reposição ou menstruação precoce).
O palestrante apontou mitos e verdades sobre a doença e destacou que nódulos suspeitos, mudanças na pele, alterações no formato do mamilo e secreção são sinais de alerta. O médico reforçou ainda a importância de consultas regulares de acompanhamento com ginecologistas ou mastologistas para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do autoexamente.
Ao final, as representantes Regina Bianchi e Margarida Cesar, da Associação Amigas da Mama (AAMA), explicaram a atuação da instituição, que acolhe mulheres em tratamento contra o câncer de mama. Elas explicaram que a ONG atua na prevenção da doença, por meio de palestras, e no trabalho gratuito com as pacientes, oferecendo orientações sobre seus direitos, acompanhamento nutricional, empréstimo de perucas, doação de próteses, entre outros serviços.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estiveram presentes o ex-juiz membro da Corte do TRE-PR, desembargador eleitoral Júlio Jacob Junior, o magistrado aposentado e presidente da Sicredi Abel Antonio Rebelo, e servidoras e servidores da Justiça Eleitoral do Paraná.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

