TRE-PR participa da posse do ministro Edson Fachin no STF e de reunião com presidentes de tribunais de segunda instância
O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson esteve nos eventos realizados nesta segunda (29) e terça-feira (30), em Brasília

Nesta segunda-feira (29), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, participou da sessão solene de posse (biênio 2025-2027) do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do ministro Alexandre de Moraes como vice-presidente da Suprema Corte brasileira.
O ministro Edson Fachin afirmou que sua gestão será orientada por racionalidade, diálogo e discernimento. “O país precisa de previsibilidade nas relações jurídicas e confiança entre os Poderes. O Tribunal tem o dever de garantir a ordem constitucional com equilíbrio [...] Nosso compromisso é com a Constituição. Repito: ao Direito, o que é do Direito. À política, o que é da política”, afirmou.
De acordo com o novo presidente do STF, sua gestão dará prioridade a grupos silenciados e ao combate à corrupção e ao crime organizado. O ministro relacionou entre os desafios a serem enfrentados o aumento da judicialização de demandas sociais, as mudanças climáticas, os impactos da transformação digital, a desinformação e o crime organizado em rede.

Reunião com presidentes
Nesta terça-feira (30), o presidente Sigurd Roberto Bengtsson participou de uma reunião com presidentes de tribunais de segunda instância, convocada pelo ministro Fachin, que contou com a participação de membros das Justiças Estadual, Federal, Eleitoral, Militar e do Trabalho.
Trajetória
Nascido em 8 de fevereiro de 1958, em Rondinha (RS), o ministro Fachin cresceu no Paraná. Cursou a faculdade de Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na qual é professor titular de Direito Civil. É mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado no Canadá. Foi professor visitante da Dickson Poon Law School, do King’s College, em Londres. Antes de ingressar no Supremo, atuou como advogado, com ênfase em Direito Civil, Agrário e Imobiliário, e foi procurador do estado do Paraná.
Com informações do STF
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

