Mesário voluntário pode se inscrever pelo app e-Título

Entre as novidades tecnológicas das Eleições 2020, também estão o treinamento virtual dos mesários e as convocações pelo WhatsApp

E-título mesário

Nas Eleições 2020, a Justiça Eleitoral preparou algumas inovações para realizar a inscrição, convocação e capacitação dos mesários. Pela primeira vez, os mesários podem se inscrever pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado em qualquer plataforma (Android e iOS) no Google Play e na Apple Store. A inscrição também pode ser feita pelos sites dos regionais eleitorais.

Quer ser mesário? Clique aqui e se inscreva

De forma também inédita, em algumas zonas eleitorais as convocações dos mesários estão sendo feitas, até 16 de setembro, por WhatsApp. Cada cartório eleitoral está definindo uma logística própria, de acordo com a realidade dos municípios, para as convocações, que também são realizadas por carta postal, e-mail e entrega pessoal.

Além disso, todo o treinamento dos mesários será feito de forma on-line. Os mesários convocados receberão instruções de como acessar a videoaula, que será disponibilizada a partir de setembro pela plataforma Google Classroom. As gravações foram realizadas nos estúdios do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba.

Números

Até o momento, mais de 43 mil eleitores já se voluntariaram para serem mesários no Paraná. No total, são necessários 88 mil mesários para atuar nas 22 mil seções eleitorais dos 399 municípios do Estado, onde 8,1 milhões de eleitores encontram-se aptos para votar. A eleição para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito acontece no dia 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).

Confira as estatísticas do eleitorado

Vantagens

Todos os eleitores que se voluntariarem ou forem convocados terão direito à algumas vantagens, previstas na legislação eleitoral, como:

- Direito a dois dias de folga por dia trabalhado, sem perda do salário (o dia dedicado à capacitação também conta como dia trabalhado);

- Auxílio alimentação no(s) dia(s) de votação. O pagamento de alimentação será realizado por meio do aplicativo Carteira Digital BB e corresponderá ao valor de R$ 35,00. O colaborador que não tiver smartphone com os requisitos mínimos para o funcionamento do aplicativo poderá optar pelo recebimento do valor relativo à alimentação em dinheiro;

- Validação da prestação de serviço como 30 horas complementares (ou 60 se houver segundo turno) nas instituições de ensino superior conveniadas ao Projeto Universidade Amiga;

- Critério de desempate para provimento de cargos em concurso público, quando previsto no edital;

- Isenção de pagamento de taxas em concurso públicos realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Poder Público Estadual (Lei 19.196/2017).

Texto: Beatriz Tedesco
Arte: TSE/Victor Machado (TRE-PR)
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido