Entrevista: despedida do desembargador Gilberto Ferreira

Magistrado faz um balanço das principais realizações da sua gestão à frente do TRE-PR

Fotografia de um senhor de terno e gravata em fundo cobre

Para marcar a despedida do desembargador Gilberto Ferreira da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o TRE Entrevista desta semana relembrou as principais realizações do desembargador, cuja gestão foi marcada pelo incentivo à cultura, à sustentabilidade, à comunicação social e à educação.

Na sua gestão, foi criada a banda Fora da Pauta, formada por servidores e autoridades, para apresentações em cerimônias e solenidades oficiais, e realizado o I Concurso de Contos da Justiça Eleitoral, atividades que, além de incentivar a cultura, incrementaram a política de valorização dos servidor.

De olho na sustentabilidade, em junho foi inaugurada a maior usina fotovoltaica de um órgão público brasileiro, com a produção de energia limpa, revertida em créditos pela Copel, suficiente para pagar toda a despesa da instituição com luz.

Confira aqui a íntegra da entrevista no YouTube e no Spotify

Em 2019, foi lançada a Rádio Eleitoral para Todos, projeto do desembargador Gilberto, que há 15 anos já havia implantado um projeto semelhante, a Rádio Justiça para Todos, da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), ainda em atividade. O presidente ainda determinou a transmissão de todas as sessões da Corte pelo YouTube, ampliando a transparência dos julgamentos. Além disso, investiu em parcerias com Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), para disponibilização de informações eleitorais em todas as rádios comerciais do Estado, e com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que trouxe estudantes do curso de Jornalismo para estagiar na Comunicação Social da Justiça Eleitoral.

Na educação, merecem destaque a capacitação para o público externo Mulheres na Política – Construindo Candidaturas, realizada com o objetivo de fomentar o interesse feminino em ocupar posições de liderança no processo democrático, e a disponibilização, internamente, de cursos presenciais na Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS) para ampliar o atendimento da comunidade surda pela Justiça Eleitoral.

Na área jurídica, superou o desafio de estruturar a Justiça Eleitoral para recebimento de crimes comuns conexos com eleitorais, com a especialização de duas zonas. A conclusão da revisão biométrica – e consequente preparação do cadastro eleitoral para a primeira eleição com 100% de identificação dos eleitores pelas digitais – foi outro legado da sua gestão.

Nova cúpula

No fim de janeiro, o desembargador Gilberto retorna às suas atividades no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Os desembargadores Tito Campos de Paula e Vitor Roberto Silva tomam posse no dia 03 de fevereiro como presidente e vice-presidente, respectivamente, do TRE-PR.

 

Texto: Melissa Diniz Medroni
Imagem: Rita Vidal
Produção audiovisual: Lamartine de Macedo de Lima, Bernardo Nadaleti Gonzalez e Rita Vidal
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido