Paraná terá cerca 107 mil colaboradores nas Eleições 2020

Conheça as atribuições dos mesários e colaboradores da Justiça Eleitoral nas mais de 21 mil seções eleitorais do estado

Mesários 2020

Para viabilizar o voto dos 8,1 milhões de eleitores aptos no Paraná no dia 15 de novembro e, onde houve segundo turno, 29 de novembro, é necessária a colaboração de uma gigantesca força de trabalho. Cerca de 107 mil pessoas - 85 mil mesários e 22 mil colaboradores - atuam nas mais de 21 mil seções eleitorais do estado, desempenhando diversas funções.

Colaboradores


No dia da eleição, milhares de pessoas auxiliam os cartórios eleitorais para que a votação transcorra de forma tranquila e eficaz. Entre elas, estão os administradores de prédio, coordenadores de acessibilidade, auxiliares de serviços eleitorais, coletores de justificativa e auxiliares de transporte.

O secretário de prédio é o responsável pelo recebimento da urna, da cabine de votação, das sacolas dos mesários e dos demais materiais, por organizar a seção conforme layout sugerido pela Justiça Eleitoral, fazer entrega de contrassenhas do vale alimentação e das certidões de comparecimento dos mesários. Também verifica a energia elétrica, fica atento a problemas na seção e filas. Faz o controle das pessoas que entram no local, mantém a ordem no recinto, resolve as dificuldades, esclarece dúvidas e providencia a entrega dos materiais à Justiça Eleitoral após encerramento da votação. Além de entrar em contato com cartório eleitoral sempre que necessário. Nestas eleições, também deve orientar quanto ao distanciamento, uso de máscara e outras providências preventivas ao Covid-19.

Os administradores de prédio e auxiliares dos locais de votação ajudam no recolhimento das mídias e auxiliam na transmissão dos resultados dos locais de votação para o sistema de totalização de votos.

O coordenador de acessibilidade auxilia na facilitação do acesso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Os coletores de justificativa orientam sobre como o formulário deve ser preenchido e entregue ao coletor, que guardará o canhoto para posterior entrega ao cartório eleitoral. Não serão encaminhados eleitores às seções para justificar, devido à pandemia. A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que não possam comparecer à votação justifiquem o voto pelo app e-Título.

A inscrição para esses trabalhos é feita pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), no mesmo formulário utilizado para a inscrição como mesário voluntário.

Atribuições do mesário

No dia das eleições, o mesário fica na seção eleitoral durante todo o processo de votação, recebe o eleitor, colhe e confere a sua assinatura no caderno de votação e libera a urna eletrônica para que o cidadão possa exercer o seu direito e dever de votar. Os mesários são divididos em:

Presidente da seção

É a maior autoridade na seção. Suas funções são:

- Verificar as credenciais dos partidos políticos e coligações;

- Emitir a zerésima antes do início da votação;

- Autorizar os eleitores a votar ou justificar seu voto;

- Anotar o código de autenticação emitido pela urna nos campos apropriados do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral;

- Resolver imediatamente todas as dificuldades ou dúvidas que ocorrerem;

- Manter a ordem, para o que disporá de força pública necessária;

- Comunicar ao juiz eleitoral as ocorrências cujas soluções dele dependerem;

- Receber as impugnações dos fiscais dos partidos políticos e coligações concernentes à identidade do eleitor;

- Fiscalizar a distribuição das senhas;

- Zelar pela preservação da urna; pela preservação da embalagem da urna; pela preservação da cabina de votação; e pela preservação da lista contendo os nomes e números dos candidatos.

1º e 2º mesários

Substituem o presidente na sua ausência. Suas funções são:

- Identificar o eleitor e entregar o comprovante de votação;

- Conferir o preenchimento dos requerimentos de justificativa eleitoral e dar o recibo;

- Cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.

Secretário

É responsável pelo preeenchimento da ata da mesa receptora de votos. Suas funções são:

- Distribuir aos eleitores, às 17 horas, as senhas de entrada, previamente rubricadas ou carimbadas, segundo a ordem numérica;

- Lavrar a ata da mesa receptora, preenchendo o modelo aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o que irá anotando, durante os trabalhos, as ocorrências que se verificarem;

- Cumprir as demais obrigações que lhes forem atribuídas.

Saiba mais no Canal do Mesário

Assista ao vídeo de treinamento dos mesários

Dúvidas


Caso possua dúvidas sobre a convocação, dispensa e o trabalho a ser desempenhado, o colaborador pode entrar em contato com a zona eleitoral do seu domicílio. As zonas eleitorais são as responsáveis pela convocação, dispensa, treinamento e demais assuntos relacionados aos mesários e colaboradores no dia das eleições.

Telefone, WhatsApp e e-mail das zonas eleitorais do Paraná

Baixe o Manual do Mesário

Aplicativo

O Aplicativo Mesário foi elaborado para auxiliar o mesário antes e durante a votação, para que ele possa tirar dúvidas rapidamente. No aplicativo, encontram-se: fluxo de votação, procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, checklist de início dos trabalho e de encerramento, soluções para problemas e até quiz para testar os conhecimentos, entre outras funcionalidades.

Baixe o app Mesário


Texto: Laura Carlotto Borro
Arte: Matheus Zilio
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no SoundCloud

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube




icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido