Campanhas do TRE-PR na internet registram alcance de mais 3,7 milhões no 2º semestre de 2020

Em apenas dois meses, perfil do TRE-PR no TikTok foi visualizado por mais de 1 milhão de internautas enquanto YouTube apresentou crescimento de 186% no número de inscritos após as eleições

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O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atingiu, no segundo semestre de 2020, cerca de 3,7 milhões de pessoas em 1.471 postagens nas redes sociais e em 306 matérias no seu site oficial. Só no TikTok, plataforma na qual a Justiça Eleitoral paranaense estreou no final de outubro do ano passado, as postagens tiveram um alcance de um milhão de usuários em apenas dois meses.

Os conteúdos, produzidos pela equipe da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) do TRE-PR, incluíram campanhas para estimular a atuação dos mesários voluntários, combater a desinformação e garantir a segurança sanitária nas Eleições 2020, entre outros temas.

A coordenadora da CCS, Rubiane Kreuz, explica que a Justiça Eleitoral do Paraná vem, desde 2019, intensificando a sua atuação nas redes sociais como forma de aproximação com o eleitor. “O intuito é utilizar uma linguagem simples, acessível a todos e que possa despertar na sociedade o interesse pela informação institucional”, conta. A comunicação ágil e próxima do eleitor constitui um dos pilares da gestão do presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e do diretor-geral, doutor Valcir Mombach.

Métricas

Entre agosto e dezembro de 2020, as 306 matérias publicadas no site do TRE-PR foram visualizadas por 1.733.644 visitantes únicos. O maior número de acessos aconteceu em novembro, mês das eleições, quando foram divulgadas 92 matérias no portal, que apresentou 631.161 visitantes únicos e 2.091.235 exibições de páginas.

No mesmo período, a página do Facebook do TRE-PR, atualmente com 9.480 curtidas, teve 387 postagens que atingiram 91.795 pessoas. O número de seguidores do tribunal na plataforma, atualmente em 9.813 pessoas, apresentou um crescimento de 34% com relação ao primeiro semestre de 2020.

O perfil oficial do Instagram contou com 450 publicações que tiveram o alcance de 13.711 contas. Hoje com 7.504 mil seguidores, o Instagram foi o que mais cresceu depois das eleições dentre as mídias sociais do tribunal, com um aumento de 50% no número de internautas que seguem a página.

Ainda no segundo semestre do ano passado, o Twitter do TRE-PR exibiu 607 tuítes, alcançando um total de 846.200 impressões na plataforma. Atualmente com 2.408 seguidores, o Twitter do TRE-PR teve um aumento de 19% no número de seguidores após o período eleitoral.

No total, foram feitas 1.471 postagens nas redes oficiais do TRE-PR, com alcance acumulado de 1.971.050 pessoas e um número global de 24.496 seguidores.

YouTube lidera crescimento

O TRE-PR também está no Flickr, no SoundCloud e no YouTube, cujo número de inscritos saltou de 3,71 mil para 10,6 mil pessoas após as eleições, um salto surpreendente de 186%. O canal de vídeos do TRE-PR exibe, além de campanhas institucionais, os eventos e sessões da Corte ao vivo. A apuração das eleições também foi transmitida em tempo real, direto do Centro de Divulgação das Eleições, no Fórum Eleitoral de Curitiba, acumulando 23 mil visualizações. Vídeos explicativos, que ensinam o eleitor e emitir guia para pagamento de multa, chegam a mais de 5 mil visualizações.

Para 2021, a ideia é inovar mais ainda para levar ao público conteúdos da Justiça Eleitoral que possam promover engajamento de todos, desde as crianças até os idosos, afinal, a educação eleitoral tem que ser feita diariamente e nos locais ou plataformas onde o nosso público está”, declara Rubiane.

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Texto: Laura Carlotto Borro
Imagem: Victor Borges Machado
Revisão: Melissa Medroni/Beatriz Tedesco
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

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