Memórias eleitorais: Eleições 1989 - a primeira com mapas de totalização informatizados

O processo de informatização da Justiça Eleitoral, iniciado em 1986 com o recadastramento, chega à segunda etapa do processo de modernização

Fundo amarelo com os dizeres: "memórias eleitorais".

As eleições de 15 de novembro de 1989 foram importantes por diversas razões. A principal delas foi a de ser a primeira eleição direta, em quase 30 anos, para o cargo de presidente da República. Foi também a primeira eleição presidencial no Brasil realizada em dois turnos. O primeiro turno aconteceu em uma quarta-feira, 15 de novembro de 1989, coincidindo com as comemorações dos 100 anos da República brasileira. O segundo turno foi realizado em um domingo, dia 17 de dezembro de 1989.

Além desses dois importantes fatores, a eleição daquele ano marcou a utilização inaugural de um sistema de totalização informatizado, dando prosseguimento à modernização dos trabalhos da Justiça Eleitoral, iniciado três anos antes com o recadastramento nacional do eleitorado, que resultou na criação de um cadastro único e a adoção de um novo título eleitoral. A apuração ainda era manual e os mapas de totalização da apuração devidamente preenchidos à mão pelas mesas apuradoras de votos. No entanto, a somatória desses mapas foi feita por meio de um sistema eletrônico.

Aquela eleição teve 22 candidatos, entre eles, líderes dos principais partidos: Ulysses Guimarães (PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro), Aureliano Chaves (PFL - Partido da Frente Liberal), Luiz Inácio Lula da Silva (PT - Partido dos Trabalhadores), Leonel Brizola (PDT - Partido Democrático Trabalhista), Mário Covas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira), Paulo Maluf (PDS - Partido Democrático Social), Roberto Freire (PCB - Partido Comunista Brasileiro), Guilherme Afif Domingos (PL - Partido Liberal) e Ronaldo Caiado (PSD - Partido Social Democrático). A novidade foi a candidatura do ex-governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, que concorreu por um partido pequeno e quase desconhecido, o PRN (Partido da Reconstrução Nacional).

No final de outubro, faltando apenas duas semanas para a eleição, ocorre o lançamento da candidatura do apresentador Sílvio Santos, do SBT, pelo PMB (Partido Municipalista Brasileiro). O PRN entrou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e conseguiu que a candidatura fosse impugnada.

Uma semana depois da eleição, o TSE anunciou o resultado oficial do primeiro turno. Fernando Collor obteve 20,6 milhões de votos (28% do total) e Lula conseguiu 11,6 milhões de votos (16% do total). Os dois, portanto, disputaram o segundo turno cerca de um mês depois. Collor foi eleito com 35.089.998 votos (53% dos votos válidos). Lula obteve 31.076.364 votos (47% dos válidos).

Texto: Marden Machado
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Imagem: Acervo CCS TRE-PR
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

 

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido