Um ano de pandemia: Secretaria de Gestão de Pessoas promove estratégias de adaptação ao trabalho remoto e cumpre cronograma

Setor executou medidas de proteção contra a Covid-19 e realizou ações para garantir a saúde física e emocional de servidoras e servidores

Foto do secretário Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann
Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann, secretário de Gestão de Pessoas do TRE-PR

Desde o início da pandemia, a Justiça Eleitoral do Paraná teve que se adaptar ao novo cenário e promover adequações para dar continuidade à realização das atividades. A Secretaria de Gestão de Pessoas (SECGP) teve papel fundamental nesse processo, pois tomou medidas para promover a proteção contra a Covid-19 e planejou estratégias de transição para o trabalho remoto, buscando garantir a saúde física, emocional e a produtividade das servidoras e servidores.

Na quarta reportagem da série, o secretário Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann conta as principais realizações do setor nesse período, os desafios superados e as implementações que serão feitas a fim de modernizar e facilitar a gestão de pessoas. A seguir, a entrevista completa:

1. Quais adequações foram feitas pela secretaria durante o período de pandemia?

Realizamos diversas ações, tais como: o projeto básico e a solicitação de compra de 186 termômetros digitais, um para cada cartório eleitoral do estado, e também para a Sede; as manifestações técnicas da área de saúde sobre projetos para compra de tapetes sanitizantes, máscaras e outras providências contra a Covid-19; as diversas reuniões com a Presidência e Direção-Geral para análise da situação da pandemia e a entrada em trabalho remoto; o assessoramento para a administração das equipes que saíram em trabalho remoto de modo emergencial; e a formação de equipe de apoio remoto para ajuda aos cartórios no final de prazo.

Além disso, nós atuamos na contratação de estagiários para auxiliar nas eleições; na gestão de pessoal dos requisitados para auxiliar nos cartórios eleitorais; na implantação do sistema para controle e monitoramento do serviço extraordinário; na posse de 28 servidoras e servidores no início da pandemia de forma inédita e totalmente on-line; na implantação da fase qualitativa do projeto Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT); e na elaboração de cartilha sobre dicas de trabalho remoto.

Também realizamos a publicação de matérias na intranet e por e-mail sobre ergonomia, saúde emocional, produtividade e outros temas; as palestras sobre saúde emocional e sobre nutrição; a criação dos grupos de conversas; a criação do Projeto Voz Amiga; a campanha de vacinação contra a gripe por drive-thru; a solicitação de criação do Portal da Saúde; o projeto básico para contratação de psicólogo; e a criação da página na intranet de “Desenvolvimento Pessoal e Profissional”.

 2. Quais foram as principais dificuldades superadas?

Acredito que, indiscutivelmente, foi a eleição municipal de 2020, com todas as limitações impostas pela pandemia, o maior desafio ultrapassado. Dar posse para 28 servidoras e servidores de modo totalmente on-line e deixá-los já imediatamente em trabalho remoto foi também um grande desafio. Além de auxiliar nas deliberações sobre as estratégias da entrada em trabalho remoto em momento onde nenhum Tribunal ainda tinha deliberado sobre o assunto.

3. Quais mudanças devem permanecer após a pandemia?

Essa pergunta é muito difícil de responder. Em primeiro lugar porque não sabemos qual será o cenário das futuras eleições. Embora o teletrabalho já seja uma realidade entre nós, é bom lembrar que ainda não dispomos de um processo eleitoral virtual e, portanto, o período eleitoral é uma atividade ainda eminentemente presencial. Além disso, estamos discutindo muito aqui entre as equipes da Secretaria as questões pertinentes também às desvantagens do teletrabalho, pois as vantagens já são amplamente conhecidas. Reconhecemos que muitas pessoas não têm condições de estabelecer o período do trabalho em suas casas, muitos não têm um ambiente de trabalho adequado, além de que o ambiente presencial muitas vezes revela-se um importante suporte emocional, há desprestígio do trabalho em grupo, não há a vivência do espírito de corpo e, por conta disso, não se atendem as demandas urgentes e aquelas surgidas no dia a dia do relacionamento interpessoal e que são levadas a termo pelas gestoras e gestores.

4. O cronograma de atividades de 2020 foi todo cumprido?

Sob o aspecto das entregas de trabalho sim, completamente. Houve formação de equipes de apoio e a eleição aconteceu!

5. Quais são os próximos desafios?

Para modernizar e facilitar a gestão de pessoas, para este ano estão previstas as implantações dos seguintes sistemas: DFT (Dimensionamento da Força de Trabalho); DESENVOLVE para avaliação de desempenho; e SGE (Sistema de Gestão de Estagiários).

Na parte da saúde iremos estabelecer uma rotina contínua de cuidados com a saúde física e emocional de servidoras e servidores, principalmente através da execução do PQVT (Programa de Qualidade de Vida no Trabalho).

Em relação ao desenvolvimento organizacional, faremos uma Pesquisa de Clima no mês de outubro para verificar a satisfação do público interno e encaminhar propostas de melhoria institucional.

Por fim, acredito que temos como principal desafio, a despeito da velocidade que venham as mudanças de trabalho, a formação para uma nova forma de gestão horizontalizada e de maneira híbrida, remota e presencial, diferentemente de nossa tradição. A cada dia se dá maior valorização às decisões dos comitês, além de se exigir uma participação mais efetiva entre gestoras e gestores e suas equipes.

Leia mais:

18.03 - Um ano de pandemia: Secretaria de Gestão de Serviços do TRE-PR supera desafios

04.05 - Um ano de pandemia: Secretaria de Orçamento, Finanças e Contabilidade do TRE-PR tem mudança na rotina e garante bom desempenho na realização das atividades

19.05 - Um ano de pandemia: Secretaria da Corregedoria do TRE-PR realiza adequações no trabalho e mostra resultados


Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Foto: Beatriz Artigas
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido