Mais de 900 estudantes são diplomados nesta quinta-feira (28)

Cerimônia foi realizada de forma virtual, com a participação de 146 escolas do Ensino Fundamental II e Médio

Print de tela de uma reunião por videoconferência. É possível ver 23 câmeras abertas, com a pres...

Nesta quinta-feira (28), aconteceu a diplomação de 911 estudantes eleitos pelos projetos “Parlamento Jovem” e “Eleitor do Futuro”, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria de Educação, Câmaras Municipais e Cartórios Eleitorais. O evento aconteceu de forma virtual, com a participação de diplomandos e colégios. Familiares também puderam acompanhar a cerimônia pelo canal do TRE-PR no Youtube.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, comentou que a participação dos estudantes nesses projetos da EJE-PR é um processo de educação cívica. “Tenho certeza que vocês sairão daqui mais seguros e confiantes de seus papéis e levarão adiante a informação correta sobre o funcionamento do processo eleitoral e da urna eletrônica”, declarou.

“Os projetos Eleitor do Futuro e Parlamento Jovem fazem parte do eixo de cidadania da EJE-PR. São atividades que fomentam a participação cidadã e que conectam a Justiça Eleitoral com a população, principalmente, estudantil”, disse o juiz membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Roberto Ribas Tavarnaro. 

Diplomação

As crianças e adolescentes diplomados na cerimônia foram escolhidos como vereadoras ou vereadores mirins. Ao todo, 146 escolas participaram dos projetos, com estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Entre eleitos e suplentes, todos receberam seus diplomas em seus respectivos municípios.

Presenças

Participaram da solenidade o desembargador Coimbra de Moura; o doutor Roberto Tavarnaro; o diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus; e a coordenadora-executiva da EJE-PR, Mary Natsue Ogawa; além de servidoras e servidores. 

Representando a Secretaria de Educação do Paraná, o professor técnico-pedagógico Francisco Gasparin Neto, também acompanhou o evento por videoconferência. Assim como representantes das Câmaras Municipais, diretoras, diretores, professoras e professores de todo o estado.

Parlamento Jovem

É uma iniciativa com o propósito de levar às escolas informações e experiências sobre como ocorre o processo eleitoral de escolha de representantes a cargos eletivos. Oportuniza também aos estudantes conhecerem melhor a divisão dos Poderes do Estado, em especial o Legislativo, além de debater problemas da comunidade para que sejam propostas soluções.

Ao propor a vivência do processo eleitoral, a iniciativa prevê que alunas e alunos cumpram etapas importantes, como alistamento, filiação e convenção partidária, campanha, votação e diplomação. Em seguida, os eleitos passam por capacitação nas Câmaras Municipais e tornam-se aptos a propor um projeto de lei que afete diretamente a comunidade.

Eleitor do Futuro

Com o objetivo de promover a educação política, o projeto “Eleitor do Futuro” estimula o exercício da cidadania e do voto responsável, por meio de atividades voltadas à conscientização sobre a importância da democracia. A partir da iniciativa, as alunas e alunos elegem partidos em vez de candidatos, tendo em vista que o objetivo principal do projeto é provocar o debate sobre valores essenciais ao cidadão.

Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto e tratamento de imagem: Lumi Yoshino
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido