TRE-PR institui programa Estágio-Visita para universitárias e universitários do Paraná

Programa coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral proporciona acesso de estudantes ao Tribunal

Fotografia de dois homens e um painel ao centro. Eles vestem terno. O painel tem a fotografia de...

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) apresentou, nesta quinta-feira (27), o programa Estágio-Visita da Justiça Eleitoral, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). O programa foi instituído pelo presidente Wellington Emanuel Coimbra de Moura por meio da Resolução n° 905/2022.

“A democracia amadurece quando o cidadão é colocado como protagonista. Nós temos que ir em direção ao cidadão. Precisamos conferir à sociedade um serviço de excelência e é isso que estamos fazendo com esse projeto”, destacou o desembargador.

O juiz membro da Corte Eleitoral e diretor-executivo da EJE-PR, Dr. Thiago Paiva dos Santos, explicou que o projeto vai promover o acesso às diversas atividades realizadas no âmbito do Tribunal. “O programa de Estágio-Visita do TRE-PR promoverá uma imersão dos universitários no dia a dia da Justiça Eleitoral, unindo a teoria com a prática para uma experiência cultural única, capaz de atrair os participantes para o ingresso nas carreiras públicas do Tribunal e também para o exercício da advocacia eleitoral”, disse.

O objetivo é demonstrar a estudantes, de variadas universidades e cursos, os conteúdos da Justiça Eleitoral, o funcionamento do TRE-PR e a sua atuação na sociedade. Serão duas turmas, uma por semestre, selecionadas para o projeto a partir do ano que vem.

Inspirado no programa Estágio-Visita da Escola da Câmara de Deputados, o projeto busca fomentar o interesse pelo exercício da cidadania e pelo desenvolvimento da consciência cívica.

Fotografia de seis pessoas, entre homens e mulheres, posicionadas ao lado de um painel. O painel...
Da esquerda para a direita: desembargador Coimbra de Moura; e os servidores da EJE-PR: Mauricio Niwa, Ana Paula Winters Bosco Scuissiato, Mary Ogawa, Jillian Servat, e Dr. Thiago Paiva dos Santos.

Participação

A seleção será feita por meio de inscrições. Caso o número de vagas disponíveis exceda, será considerado como critério de desempate a atuação como mesária ou mesário voluntário e participações nos Programas Universidade Amiga ou Justiça Eleitoral na Universidade.

Módulos

O programa será desenvolvido em três módulos. 

O primeiro será a “Jornada Educativa”, que consiste em uma visita com duração entre 15 a 30 min, com pequenos grupos em alternância pelas unidades, com uma reunião logo após para apresentações das percepções.

Em seguida será feita a “Vivência”, onde estudantes vão realizar atividades de experiência de trabalho em unidades selecionadas, por meio de ambientação, imersão e outras atividades a serem definidas com a área.

Por último, “Experiências Culturais”, em que serão feitas visitas às sedes históricas do TRE-PR, incluindo museus, memoriais, prédios históricos e outros Tribunais.

Palestra

O evento contou com uma palestra do servidor Adwilhans de Souza, que tratou de pesquisas eleitorais.

Fotografia de um homem segurando um microfone em cima de um palco, falando diante de uma plateia.

Presenças

Compareceram à cerimônia de lançamento do projeto o secretário da presidência, Dr. Josmar Ambrus; o diretor-geral do TRE-PR, Dr. Valcir Mombach; o coordenador executivo da EJE-PR, Jillian Roberto Servat; o presidente do Instituto Mais Cidadania, Dr. Roosevelt Arraes; servidoras, servidores, estagiárias e estagiários da Justiça Eleitoral.

Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
 

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido