A JE Mora ao Lado: professora de Andirá (PR) destaca a importância das Eleições

Mesária voluntária há 10 anos, ela conta que busca ser sempre uma referência aos jovens, a fim de que eles entendam seu importante papel na democracia

JE Mora ao Lado - Paula Izidoro - 27.09.2022

A professora de Língua Portuguesa Paula Izidoro, 28 anos, é moradora de Andirá (PR) e mesária voluntária há 10 anos. Trabalhar para a Justiça Eleitoral tem um valor afetivo muito significativo para ela. Afinal, desde criança, vê o pai auxiliar nas eleições como militar.

Assista à entrevista no canal do TSE no YouTube.

Escolheu votar

No Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos de idade. No entanto, Paula conta que tirou o título de eleitor logo aos 16 anos, para votar de forma facultativa, pois entendia a importância do voto. Aos 18 se cadastrou para ser mesária voluntária e trabalha em colaboração com a Justiça Eleitoral desde então.

“Como professora de Língua Portuguesa, em especial professora de Redação, eu acho que preciso estar engajada nisso para ser uma referência aos meus alunos”, afirma. Paula é enfática ao dizer que todo cidadão que está ativo na sociedade e tem a oportunidade de participar desse momento tão relevante deve exercer o trabalho com muito zelo e capricho.

Referência

A professora ministra aulas de Redação para jovens do ensino médio (14 a 17 anos) e de cursinhos preparatórios para vestibular. Eventualmente, ela ensina estudantes focados em concursos. Para ela, o ato de discutir temas polêmicos para poder escrever uma redação é uma forma de moldar o senso crítico, algo vital para as eleições e para a vida.

“Trabalhar como mesária é possibilitar que a democracia aconteça. É uma forma de chegar aos nossos alunos. Isso está muito associado, e nós somos ‘espelho’ aos alunos. Eles são jovens, precisam de boas referências para entender como a oportunidade funciona e quão importante eles são nesse papel com a democracia”, explica.

Paula brinca ao contar que é “a chata”, aquela que lembra e relembra os alunos dos prazos para que uma pessoa, por exemplo, tire o título de eleitor, regularize o título, cadastre a biometria, baixe o e-título no celular, entre outros.

“Eu sempre incentivei para que todos participassem. Quando eu vejo um link, logo compartilho. São eles [os jovens] que vão fazer a diferença. Por isso, precisamos envolvê-los”, exclama.

Boas memórias

Nesses 10 anos, Paula só deixou de trabalhar para a Justiça Eleitoral nas Eleições Municipais de 2020, pois tinha acabado de ter uma filhinha, que, hoje, tem 3 anos de idade. Assim, agora ela está muito animada para voltar ao trabalho.

“Meu pai sempre trabalhou; automaticamente, minha mãe começou a trabalhar também. Eu trabalho e casei com um militar que toda eleição trabalha. Então, a chance de a gente passar esse sentimento pra ela é grande”, conclui a mesária voluntária.

Série Mesários

Essa história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados no site do TSE desde fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Texto e imagem: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido