TRE-PR participa de audiência pública em homenagem ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo"

O evento aconteceu no Plenarinho na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e teve como objetivo conscientizar a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A imagem mostra a mesa da audiência pública. Há várias pessoas sentadas em um palanque e na fren...

Nesta segunda-feira (03), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participou da mesa da audiência pública a respeito do tema “Autismo: quando nos conscientizarmos que as peças se encaixam”, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) e tem como objetivo levar informação à população acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de reduzir a dominação e o preconceito.

No pronunciamento realizado pelo desembargador Coimbra de Moura durante a cerimônia, relembrou as diversas ações afirmativas implementadas pelo Tribunal, como a prioridade das pessoas autistas e dos acompanhantes na hora de votar e no alistamento nas Centrais de Atendimento do Paraná.

“Em 2020, pela primeira vez nas eleições, os locais de votação no Paraná contaram com o auxílio de um coordenador de acessibilidade, que atuou, também, no auxílio às eleitoras e aos eleitores autistas. No entanto, as demonstrações de reconhecimento por estes eleitores é que enriquece e incentiva as nossas ações afirmativas”, afirma o presidente.

Explanações

A audiência pública contou com as explanações de diversos profissionais da área da saúde e segurança, como o médico neurologista e neurofisiologista na empresa Dimpna Neurologia, Paulo Bittencourt, que explicou sobre a definição de autismo e a psicóloga e diretora da Self Center Clínica Psicológica, Maria Helena Jansen, que trouxe a questão “Somos uma sociedade inclusiva?”.

O dentista especialista em odontopediatria com crianças e adolescentes, Edson Higa, discursou a respeito do tema da “Abordagem da criança com autismo no consultório de odontopediatria" e a psicopedagoga, Ledi Almeida, explanou sobre o autismo e a inclusão escolar.

A segurança das pessoas com autismo foi tratada pelo tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Jonas Emmanuel Benghi Pinto e pelo major e chefe da Consultoria Jurídica da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), Valter Ribeiro da Silva.

A foto mostra a mesa da audiência pública, são oito pessoas sentadas, homens e mulheres, com mic...

Mesa de autoridades

Compuseram a mesa de autoridades o presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura; a deputada Flávia Francischini; o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Jonas Emmanuel Benghi Pinto; o major e chefe da Consultoria Jurídica da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Valter Ribeiro Da Silva; a psicóloga e diretora da Self Center Clínica Psicológica, Maria Helena Jansen; o médico neurologista e neurofisiologista na empresa Dimpna Neurologia, Paulo Bittencourt; a psicopedagoga, Ledi Almeida e o dentista especialista em odontopediatria com crianças e adolescentes, Edson Higa.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

A data é comemorada no dia 2 de abril e foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007. No Brasil, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela Lei 13.652/2018, com o objetivo de promover conhecimento sobre o espectro e as necessidades, bem como os direitos das pessoas autistas.

Os transtornos do espectro autista (TEAs) tendem a se manifestarem na infância e a persistirem durante a adolescência e na fase adulta. As pessoas afetadas pelos TEAs podem ter algumas condições, como epilepsia, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Lembrando que intervenções acompanhadas e voltadas para a pessoa autista podem ajudar a reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social, tendo um impacto positivo na qualidade de vida.


Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Rubiane Kreuz e Bernardo Gonzalez
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial noFacebook

Acompanhe nossas galerias de fotos noFlickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido