A JE Mora ao Lado: para mesária de Londrina (PR), atuar nas eleições deixa a sensação de colaborar com o país

Mesária desde 2020, Juliana Monteiro já virou presidente de seção

A JE Mora ao Lado - 27.12.2022

Juliana Monteiro, de 29 anos, analista administrativa de Londrina (PR), atuou em apenas duas eleições, em 2020 e em 2022, mas já virou fã do trabalho dos mesários. “É gratificante, um sentimento de ‘eu fiz pelo país’. Quando acaba, às 17h, quando você entrega o malote, a mídia, fica a sensação de ter feito um pouquinho a mais, é uma montanha de boas intenções”, destaca ela, que atuou como voluntária em 2020.

No primeiro turno das Eleições de 2022, Juliana foi então convocada como primeira secretária, mas acabou assumindo o posto de presidente. Quando chegou o segundo turno, ela já recebeu a carta convocatória nessa nova função. “Guardo a cartinha até hoje no meu celular”, conta orgulhosa.

Veja a entrevista no canal do TSE no YouTube.

Se pudesse deixar um recado às eleitoras e aos eleitores no dia da votação, Juliana pediria mais paciência. “Espero, de coração, que as pessoas respeitem os mesários. Estamos ali a cargo da Democracia, do Brasil. Nosso trabalho é voluntário. Algumas vezes a fila demora, mas todo mundo tem direito de voto, está na Constituição”, ressalta.

Juliana se candidatou como voluntária porque, além de ter o exemplo dos pais, que atuaram como mesários por muito tempo e só tinham elogios para a experiência, gosta muito de comunicação. “Acreditei que seria um desafio, e foi. Não sabia nada, fiz o treinamento, encontrei pessoas maravilhosas que levo até hoje. É tranquilo, você vai pegando a prática. É uma experiência única pela Democracia, nosso papel ali é ajudar. Fui mesária já em duas eleições e, com certeza, quero estar nas próximas”, afirma.

Série Mesários

Esta história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Texto e imagem: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido