Presidente Coimbra de Moura participa do curso “Pop Rua JUD” em Recife (PE)

Evento, realizado entre os dias 27 a 29 de março, debate a política estadual judiciária de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades

Fotografia de um auditório com platéia presente. No palco, há um homem atrás de uma bancada. Aci...

Nesta semana, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participa do curso “Pop Rua JUD: Inovação Social e Acesso à Justiça”. O encontro, realizado em Recife (PE), debate as políticas estaduais judiciárias de atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades.

 

O evento é sediado pela Escola Judicial (Esmape) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pernambuco (TRE-PE). O desembargador Coimbra de Moura participou do encontro com vistas a implementação de um projeto semelhante dentro do Cidadania Plena, do TRE-PR.

Fotografia de dois homens posando sorrindo de pé. Eles vestem terno e gravata e usam óculos. Ao ...
Desembargador Coimbra de Moura e ministro Reynaldo Soares da Fonseca

O Curso 

A capacitação acontece entre os dias 27 a 29 de março. Trata-se do 1° Curso Nacional de Formação de multiplicadores com enfoque em População em Situação de Rua. O propósito é capacitar magistradas, magistrados, servidoras e servidores para atendimento a essas pessoas, sob a perspectiva de acesso ao Poder Judiciário, em todos os ramos (eleitoral, federal, estadual, militar e do trabalho). 

Programação

Nos três dias de encontro, serão realizadas palestras, oficinas, aula magna, mini talk, apresentação de Pitchs e roda de conversa. Entre as temáticas abordadas estão: acesso à Justiça, direitos, medidas em procedimentos criminais, atendimento às pessoas em situação de rua, entre outros. A Esmape receberá ainda representantes de lideranças sociais.

Na quarta-feira (29), último dia de evento, acontece um mutirão, com uma ação de cidadania voltada à população em situação de rua. Na ocasião, diversas entidades públicas e privadas prestarão serviços, com apoio dos participantes do curso Pop Rua JUD. 

Confira a programação completa 

Projeto Cidadania Plena do TRE-PR 

O Cidadania Plena visa assegurar o direito ao voto a todas as pessoas. Em 2022, foram instaladas seções eleitorais em cinco hospitais e duas instituições de longa permanência em quatro municípios do Paraná. Pessoas idosas ou que estivessem internadas, bem como os profissionais que atuam nesses locais, puderam votar sem precisar se deslocar.

O projeto também beneficiou mais de 2 mil indígenas, quilombolas e caiçaras. Em abril do ano passado, foi feita uma mobilização para facilitar o acesso a serviços da Justiça Eleitoral, sem que o eleitorado precisasse ir até outro município.

 

Texto: Carla Tortato com informações do TJPE

Revisão: Rogério Carlos Born

Foto: Divulgação

Tratamento de imagem: Elivelton Martins

Secretaria de Comunicação Social

SECOM/TRE-PR 

 

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido