137ª ZE comenta a inclusão de pessoas idosas no processo eleitoral por meio do Cidadania Plena
Nas Eleições de 2022, o Lar dos Velhinhos de Maringá virou local de votação para facilitar o exercício do voto para colaboradores e residentes da instituição

A chefe do Cartório da 137ª Zona Eleitoral de Maringá, Elaine Berbete, atua no município - localizado no norte central paranaense - desde a sua posse na Justiça Eleitoral, em 2006. Ao longo de 16 anos de trabalho, ela descreve várias experiências emocionantes, especialmente relacionadas ao atendimento ao público. “É apaixonante conhecer pessoas e histórias”, comenta.
Recentemente, a servidora atendeu um senhor egresso do sistema prisional que não tinha uma das pernas e se locomovia com uso de muletas, mas com grande dificuldade. “Ele compareceu ao Fórum para regularizar sua situação eleitoral. Com isso, poderia se inscrever em programas sociais do município para ser atendido no sistema de saúde e fazer uma cirurgia urgente que estava precisando”, conta.
Além de realizar o atendimento, no entanto, a equipe da 137ª Zona Eleitoral reuniu esforços para conseguir uma cadeira de rodas para que aquele eleitor pudesse se locomover com maior facilidade. A doação veio por meio do Lar dos Velhinhos de Maringá. “Foi uma grande emoção poder ajudá-lo. Cerca de um mês depois, ele voltou ao Fórum para me contar que havia conseguido marcar a cirurgia e estava recebendo apoio para abrir um pequeno negócio de produção de doces. Foi uma experiência muito gratificante e eu ganhei um novo amigo”, relata Elaine.
A parceria com o Lar dos Velhinhos de Maringá também beneficiou eleitoras e eleitores nas Eleições 2022, por meio do Programa Cidadania Plena, de iniciativa do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. O objetivo do projeto é facilitar o acesso das cidadãs e dos cidadãos a serviços, atuando em hospitais, instituições de longa permanência, comunidades indígenas e quilombolas e outros locais frequentemente esquecidos no processo eleitoral.
“Ao começarem as visitas ao Lar dos Velhinhos de Maringá, para nossa felicidade, os responsáveis concordaram com a abertura do local de votação e atendimento às pessoas idosas que desejassem votar na instituição”, afirma a chefe do Cartório. Em pouco tempo, o número necessário de eleitoras e eleitores para a instalação foi alcançado. “Recebemos inúmeros relatos de pessoas beneficiadas sobre a importância dessa ação para a participação delas nas eleições”.

Além da chefe de Cartório, fazem parte da 137ª ZE a juíza eleitoral, doutora Daniela Palazzo Chede Bedin; os servidores Humberto Quirino e Raphael de Azevedo da Silva; e a estagiária Luana Passos Viscovini Marques. Também compõem a equipe as servidoras requisitadas da Prefeitura de Maringá Tábata Macedo Cardoso Barbosa, Ione Márcia Dias Parizze e Julia Denise Rodrigues Ferreira; e os servidores Fernando Henrique Petrico Teixeira, Marcos Lauer Amaral Camargo e Marlon Rodrigo de Melo.
A 137ª ZE de Maringá foi criada pela Resolução TSE n° 10.669, em 25 de maio de 1979. A Central de Atendimento ao Eleitor atende as cidadãs e cidadãos dos três Cartórios Eleitorais do município. Os principais serviços procurados são de alistamento, transferência e revisão.
“Eu sou muito grata a Deus pela oportunidade de compartilhar este trabalho com profissionais extremamente competentes”, declara Elaine. Segundo ela, coordenar pessoas de nível tão elevado e ainda compartilhar a atribuição da organização das eleições em Maringá com outros dois Cartórios, que possuem equipes e chefias igualmente preparadas, é uma grande responsabilidade. Ao mesmo tempo, atuar em conjunto com a 66ª ZE e a 192ª ZE possibilita “trocar ideias e repartir as cargas nas atividades mais penosas, como o final de prazo por exemplo”, comenta.
Conheça o município
O povoamento da região teve início por volta de 1938, mas foi nos anos de 1940 que começaram a ser erguidas as primeiras edificações, ainda rústicas, feitas de madeira de cunho provisório. Os pioneiros vieram em caravanas de todo o país (principalmente do nordeste, de São Paulo e de Minas Gerais), organizadas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). A empresa se responsabilizou pela venda das terras e dos lotes, bem como pela construção de estradas e implementação de núcleos urbanos.
A CMNP, ao demarcar a região, também denominou os rios e córregos que, posteriormente, deram nomes às cidades. Um dos córregos foi intitulado de “Maringá”, possivelmente inspirado na canção de sucesso na década de 1930 “Maringá, Maringá” de Joubert de Carvalho. A música foi solicitada por um amigo do cantor, Rui Carneiro, que desolado de tristeza, decidiu homenagear sua amada “Maria do Ingá”, dona de uma beleza encantadora, que morava no interior da Paraíba e faleceu em decorrência de uma seca severa.
SERVIÇO
137ª Zona Eleitoral
Município que abrange: Maringá
Juíza eleitoral: Daniela Palazzo Chede Bedin
Chefe de Cartório: Elaine Berbete
Horário de atendimento: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 0800 640 8400
E-mail: zona137@tre-pr.jus.br
Endereço do Fórum Eleitoral: Av. Gastão Vidigal, 605 - Zona 08 (Maringá - PR)
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Divulgação/137ª ZE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 24/11/2023 - 17:55
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

