Presidente do TRE-PR entrega medalhas da Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias

A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (10), no auditório do TRE-PR

Fotografia de quatro homens de terno posando alinhados em um palco de auditório. Três homens usa...

Nesta sexta-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou a cerimônia de entrega da medalha da Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias. Instituída pela Resolução 468/2005 como distinção de prestígio concedida a personalidades que se destacam por sua dedicação à democracia e ao processo eleitoral, é a maior a maior honraria concedida pela Justiça Eleitoral do Paraná.

Homenageados

Receberam, nesta sexta-feira (10), a medalha da Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do estado Paraná (ALEP), o deputado Ademar Traiano; e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), doutor Frederico Mendes Junior. 

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, ressaltou, durante seu discurso, o fato de todos os agraciados durante a cerimônia terem vínculos com o estado do Paraná, afirmando que “os anjos da casa é que fazem milagres”.

Ele ainda destacou a contribuição dos homenageados à democracia e à Justiça Eleitoral: “Eles servem de exemplo a todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, na qual as cidadãs e os cidadãos têm de fato acesso a todos os seus direitos”.

O vice-governador Darci Piana agradeceu à distinção recebida. Rememorou os tempos da sua infância, quando ia para a escola a cavalo por baixo das araucárias e destacou os trabalhos de responsabilidade social desenvolvidos pelo Sistema Fecomércio, em especial ao atendimento prestado às vítimas das recentes enchentes no interior do estado. 

Para o deputado Ademar Traiano a honraria recebida é “uma distinção que com certeza levarei para a minha vida de forma eterna, perene e duradoura e como uma luz permanente na condução dos meus passos”. O presidente da ALEP qualificou a homenagem como “um momento de consagração” por seu trabalho.

O doutor Frederico Mendes Júnior disse receber a medalha em nome de todas as magistradas e de todos os magistrados brasileiros. Ele lembrou sua atuação como juiz eleitoral em Nova Londrina, Umuarama, Foz do Iguaçu e Maringá, ressaltando a importância da atuação da Justiça Eleitoral, que, segundo ele, “é a grande garantidora da democracia brasileira”.

Fotografia de 17 pessoas, entre homens e mulheres, posando sorrindo em um palco de auditório. To...

Autoridades

Além do presidente do TRE-PR e dos homenageados, também compuseram a mesa de autoridades o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Fernando Wolff Bodziak; os juízes-membros da Corte do TRE-PR, doutor Thiago Paiva dos Santos e doutor Julio Jacob Junior; o juiz-membro substituto da Corte do TRE-PR doutor Plinio Augusto Penteado de Carvalho; a juíza-membro substituta da Corte do TRE-PR doutora Andrea Fabiane Groth Busato; o desembargador decano do Tribunal de Justiça do Paraná Telmo Cherem; o desembargador Luciano Carrasco Falavinha, representando a Associação dos Magistrados (Amapar); a desembargadora federal Cláudia Cristina Cristofani; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o procurador eleitoral do Paraná, Marcelo Godoy; a juíza Luciana Veiga de Oliveira; a procuradora de Justiça Rosane Cit; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR, Leandro Rosa, representando a presidente da OAB-PR, Marilena Winter; e a diretora-geral do TRE-PR, Daniele Cristine Forneck Franzini. 

Comenda

Constituída por oito pinhões transversais na cor dourada, a medalha também contém, no centro, na cor verde, três pinheiros. Trata-se de uma referência ao estado, já que a araucaria angustifolia, o tradicional pinheiro do Paraná, é nossa árvore símbolo, representando as tradições e os vínculos dos paranaenses com a terra. Seu leiaute foi criado pelo servidor Márcio Carvalho Jardim para o TRE-PR.

Texto: Assistência de Jornalismo
Fotos: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 13/11/2023 - 14:00

 

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido