26º Café Cultural discute discriminação racial

Evento ocorreu nesta quinta-feira (21), no Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Foto do palco de um auditório, sobre o qual estão sentadas em cadeiras pretas seis pessoas, três...

Nesta quinta-feira (21), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) promoveu o 26º Café Cultural. O painel “Minha trajetória, meus caminhos (relatos sobre a discriminação racial)” ocorreu no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Na abertura do evento, o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que, logo no início de sua gestão, foi criado, com a colaboração do vice-presidente do TRE-PR e corregedor regional eleitoral, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, o Núcleo de Inclusão e Diversidade, sob a presidência da desembargadora substituta do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) doutora Flavia da Costa Viana.

Já o juiz membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, destacou a participação das convidadas e dos convidados do evento como fonte de reflexão por parte de todos os presentes e dos espectadores.

A doutora Nahomi Helena de Santana, integrante da Comissão de Direito Eleitoral da OABPR e mediadora do encontro, ressaltou a importância de eventos como o Café Cultural por possibilitar às pessoas “falar em primeira pessoa”, pois, segundo ela, há grande diferença quando uma pessoa relata algo que faz parte da sua própria vivência. “A sociedade vive um momento de mudança, e, para que isso possa dizer respeito a uma mudança efetiva, é preciso ouvir”, ponderou ela.

A desembargadora do TJ-PR Maria Aparecida Blanco de Lima, por sua vez, lembrou que a criação do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial faz referência à “cruel e covarde” repressão contra um movimento de protesto motivado por uma medida discriminatória imposta sobre a população negra de Joanesburgo, que precisava portar permissão especial para circular em determinados lugares, o que não era exigido da população branca.

O juiz eleitoral de São João do Ivaí, doutor Malcon Jackson Cummings, apresentou-se “como a minoria da minoria”, por ser um homem negro juiz, o que representa apenas 1% do quadro dos juízes, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse contexto, ele compartilhou experiências de infância.

O servidor do TRE-PR Leonardo Santos de Souza revelou que a sua percepção sobre o racismo começou aos 8 anos de idade. Segundo ele, episódios de racismo, mais ou menos ostensivos, foram e continuam sendo muito comuns na sua vida.

Foto de seis homens e três mulheres em pé, sobre o palco de um auditório. Alguns deles seguram u...

Além do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; do desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça, diretor-executivo da EJE-PR; da desembargadora do TJ-PR Maria Aparecida Blanco de Lima; do juiz da 132ª ZE deSão João do Ivaí, o doutor Malcon Jackson Cummings; da diretora do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) e integrante da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a doutora Nahomi Helena de Santana; e do servidor do TRE-PR Leonardo Santos de Souza, compôs a mesa de honra do evento a vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo. O evento também contou com a presença do procurador regional eleitoral do Paraná, doutor Marcelo Godoy, e do presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), doutor Paulo Henrique Golambiuk.

A íntegra do evento pode ser acompanhada pelo Youtube do TRE-PR.

Café Cultural


O Café Cultural é um projeto da EJE-PR iniciado em 2016 que atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente no que diz respeito ao objetivo nº 3, que se refere à saúde e ao bem-estar, e ao objetivo nº 5, que trata da promoção da igualdade de gênero.

A iniciativa busca oportunizar ao público conhecer melhor sobre diversos temas, como o contexto político e social, o mercado de trabalho, a saúde, o meio ambiente, a ciência e a tecnologia, entre outros.

 

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido