Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral alinha estratégias para a divulgação das Eleições 2024

Evento, ocorrido na sede do TSE, discutiu o combate à desinformação e o uso linguagem simples e da IA na comunicação pública

Foto de várias pessoas posando em pé para a foto sobre um carpete vermelho. Quase ao centro, uma...

Nesta semana, de quarta-feira (13) a sexta-feira (15), o secretário de Comunicação e Multimídia do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Willian Galera Garcia, e a coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni, participaram do III Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Eleitoral, realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

O evento, que contou com a participação de profissionais da área que atuam em todos os 27 TREs do país, discutiu o combate à desinformação e às deepfakes eleitorais, a linguagem simples, a comunicação acessível e o uso da inteligência artificial na comunicação pública.

Na abertura do encontro, o ministro Alexandre de Moraes classificou o papel da comunicação como importantíssimo, especialmente durante as eleições. “Dentro dessa questão que envolve a desinformação, nossa luta é contra um inimigo gigantesco e bem estruturado. As milícias digitais continuam fortes e com credibilidade junto a grande parte da sociedade”, afirmou. Nesse sentido, o ministro salientou que "é importantíssima a atuação de vocês [comunicadores] nas eleições”.

Já a ministra do TSE Edilene Lôbo destacou o papel da comunicação do TSE, que, segundo ela, desenvolve um trabalho fundamental para levar ao mundo o que acontece na Corte: “Quando vocês informam, as pessoas conseguem saber o que faz o Tribunal da Democracia. Aqui, falamos para milhões de brasileiros que têm o sonho de ver a vida acontecer. A democracia é um sistema de inclusão, temos que nos guiar por isso”.

Foto em que duas mulheres são vistas sentadas na mesa de um auditório. Ambas sorriem. A mulher m...

No segundo dia de evento, a ministra Cármen Lúcia ressaltou a importância da reunião para articular um trabalho em rede e reforçou a necessidade de utilizar, na comunicação institucional, uma linguagem simples. A ministra saudou os presentes durante o painel "Linguagem Simples para a Justiça Eleitoral", apresentado por Olivia Rocha Freitas, advogada e doutora em Estudos de Linguagem.

A secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Giselly Siqueira, destacou a complexidade das eleições deste ano, tendo em vista o uso da inteligência artificial. “Por isso considero essa troca de experiências com os assessores de comunicação muito importante para que possamos nos preparar para levar informação de qualidade da melhor forma ao maior número de pessoas”, salientou. Ela esclareceu que o encontro foi planejado de forma cuidadosa para que seu conteúdo seja útil e aplicável às diferentes realidades das cidades brasileiras.

Pilar da nova gestão do TRE-PR

O combate à disseminação de notícias falsas é um dos principais pontos de atenção da cúpula diretiva do TRE-PR para o biênio 2024-2025. Entre as medidas já adotadas pelo presidente eleito, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estão a instituição da “Comissão de Enfrentamento à Desinformação” e o desenvolvimento de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que prevê iniciativas voltadas ao combate às fake news, considerando os novos desafios introduzidos pelo uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas eleitorais.

Gralha Confere

Para combater a desinformação durante as eleições no estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conta com o projeto Gralha Confere. A iniciativa recebe dúvidas da população sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais.

Com informações do TSE
Fotos: TSE

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido