Projeto “Por dentro das eleições” inicia-se com aula sobre cadastro eleitoral

A próxima aula do projeto, voltado a capacitar jornalistas, ocorrerá no dia 11 de abril com o tema registro de candidaturas

Fotografia de quatro mulheres e cinco homens. Do lado esquerdo, um homem e uma mulher usam crach...

Nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciou um curso de capacitação para jornalistas, organizado com apoio da Seção de Capacitação (SCA), da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR). A aula inaugural do curso foi ministrada pelo coordenador de Cadastro Eleitoral, Guilherme Babora do Carvalhal, na sala de treinamento do Fórum Eleitoral de Curitiba.

Nessa aula, cujo tema foi “Cadastro Eleitoral - Por dentro das eleições”, o coordenador explicou como funciona o cadastro eleitoral e a biometria e quais são os dados coletados pela Justiça Eleitoral. Também foram apresentados os sites de estatísticas do eleitorado do TSE para que os jornalistas possam desenvolver pautas futuramente.

A jornalista da CBN Scheila Pessoa destacou a importância de uma iniciativa de capacitação para os profissionais da imprensa, visto que são responsáveis por informar cidadãs e cidadãos. “Nem todo mundo sabe como chegar num site do TSE para procurar determinadas informações e a gente [jornalistas] consegue traduzir isso para que os eleitores tenham as suas dúvidas esclarecidas e, assim, eles possam votar e até mesmo regularizar a sua situação cadastral eleitoral de uma forma mais ágil.”

As próximas aulas do curso serão realizadas no dia 11 de abril, com tema “Registro de Candidaturas”, e no dia 25 de abril, sobre segurança das urnas. A capacitação continua no dia 16 de maio, em uma aula sobre propaganda eleitoral, e se encerra no dia 13 de junho, abordando prestação de contas. 

Presenças


Além do coordenador de Cadastro Eleitoral, Guilherme Babora do Carvalhal, por parte do TRE-PR, estiveram presentes o secretário de Comunicação e Multimídia, Willian Gallera Garcia, e a coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni.

Compareceram ao treinamento as jornalistas Scheila Pessoa, da CBN; Silvana Ukachenski Carlesso e Rubens Marchi Filho, da RPC; Pedrita Marihá Garcia, da Câmara Municipal; e os jornalistas Rodolfo Luis Kowalski, do Bem Paraná, e Marcio Alves da Silva, da Câmara Municipal de Curitiba.

Sobre o projeto


O projeto “Por dentro das eleições” busca capacitar profissionais da imprensa para a cobertura das Eleições 2024, além de propor caminhos para novas pautas informativas de prestação de serviço ao eleitorado. Em uma série de aulas sobre os processos eleitorais, os jornalistas poderão tirar dúvidas e aprender com servidores da Justiça Eleitoral.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

 

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido