13 de julho, Dia Mundial do TDAH

O estagiário do TRE-PR Rafael Rattmann, que tem diagnóstico de TDAH e autismo, relata suas vivências

Fotografia de Rafael, um jovem com olhos castanhos, cabelos castanhos curtos e barba. Ele usa óc...

Neste domingo (13), comemora-se o Dia Mundial do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O estagiário da Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) Rafael Rattmann Honório de Godoy, que é diagnosticado com TDAH, conta como é seu dia a dia com o transtorno. A inclusão é um dos pilares da Gestão 2024/2025 do TRE-PR, que visa contribuir para uma sociedade mais igualitária.

Rafael conta que os sintomas do TDAH apareceram durante a infância, o que fez seus pais procurarem por tratamento adequado. O diagnóstico veio aos 6 anos, quando já havia sido expulso de quatro escolas. “Em uma delas, a coordenadora me taxou de ter transtorno bipolar, pois não era comum alguém ter tanta alteração de humor”, lembra.

 “Até hoje eu sofro com alguns dos sintomas de TDAH, como impulsividade, desatenção e inquietude, que vem comigo. Comparado a como eu era quando criança para o presente, evoluí muito. Adquiri atenção com a maturidade e com o tempo. Faço tratamento adequado e sempre busco evoluir mais e mais”, complementa Rafael.

O TDAH

Apesar de não ter ligação direta com a Organização das Nações Unidas (ONU), essa data  é comemorada em diversos países pelo mundo. O dia 13 de julho foi escolhido por organizações, profissionais da saúde e familiares de pessoas com TDAH, com o objetivo de conscientizar a população e divulgar informações sobre o transtorno. 

O TDAH é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. A condição parece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o número de casos de TDAH variam entre 5% e 8% a nível mundial. 

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelaram que, em 2023, foram registrados quase 1 milhão de atendimentos ambulatoriais relacionados ao TDAH. Entre janeiro e outubro de 2024, foram atendidas 771.116 pessoas em razão do transtorno.

Sintomas

O TDAH tem como principais sintomas o déficit de atenção ou desatenção, hiperatividade e impulsividade. Confira as características de cada um deles:

Desatenção: dificuldades de seguir, fazer, organizar ou terminar tarefas. Quando passada uma atividade à pessoa com o transtorno, ela apresenta dificuldades de aplicá-las, fazê-las de forma organizada e adequada e concluí-las. 

Hiperatividade: inquietação e agitação, caracterizadas por mexer as mãos e os pés com frequência e dificuldades de ficar sentado ou parado, por exemplo.

Impulsividade: as pessoas com TDAH apresentam dificuldade de controlar impulsos, agindo muitas vezes sem pensar. Um exemplo é quando elas respondem alguém antes de a pergunta ser concluída.

TDAH e outras comorbidades

De acordo com dados da ABDA, estima-se que 70% das crianças com o transtorno apresentam outra comorbidade e, pelo menos, 10% têm três ou mais comorbidades, como autismo e Síndrome de Asperger, considerada uma forma mais leve do Transtorno do Espectro Autista.

Segundo estudos da IdeiaSUS, iniciativa da Fiocruz, entre 30% a 50% de crianças com autismo apresentam sintomas de TDAH. Por outro lado, um número aproximado, de 2% a 16%, das crianças diagnosticadas com TDAH, apresentam características de autismo. 

Em certos casos, a hiperatividade e a impulsividade associadas ao TDAH podem mascarar ou passar despercebidas as características sociais e de comunicação do autismo. O TDAH também pode afetar negativamente o desenvolvimento social e as habilidades de comunicação de uma criança com espectro.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.