Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Libras: conheça as iniciativas de acessibilidade do TRE-PR
No Paraná, 10.337 eleitores declararam à Justiça Eleitoral possuir algum grau de deficiência auditiva

Neste sábado (26), é comemorado o Dia Nacional do Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo da data é reconhecer e homenagear a importância desses profissionais para a garantia dos direitos linguísticos das pessoas com deficiência auditiva. O tradutor e intérprete de Libras é responsável por tornar a comunicação entre surdos e ouvintes viável, possibilitando a inclusão e a interação entre eles.
No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), os eventos, como as sessões da Corte, os seminários e as capacitações, bem como vídeos e campanhas institucionais, contam com a presença de intérpretes de Libras. Além disso, a Justiça Eleitoral do Paraná desenvolve projetos voltados especificamente à inclusão da população surda, como a Central de Libras, e o Registro de Candidaturas Acessível.
Central de Libras
Em 2024, o TRE-PR criou a Central de Libras, um canal on-line para atender, durante as eleições, eleitoras e eleitores que necessitam de tradução para a Libras. O projeto visa garantir que a comunicação e o acesso às informações sobre o processo eleitoral sejam plenamente acessíveis à comunidade surda.
Registro de Candidaturas Acessível
Buscou facilitar o acesso de pessoas com deficiência às informações necessárias para que pudessem se candidatar nas Eleições de 2024.O projeto consistiu de um vídeo que apresenta os principais capítulos da Resolução nº 23.509/2018 em áudio, legenda e tradução para Libras. A Resolução aborda temas como convenções partidárias, condições de elegibilidade, registro de candidaturas, julgamento dos registros e casos de renúncias e substituições.
Rybená
A ferramenta, disponível no portal do TRE-PR, permite às pessoas surdas, idosas, disléxicas e àquelas com deficiência visual ou intelectual ou ainda com dificuldade de leitura e de compreensão de textos entender os conteúdos web. É uma tecnologia assistiva que traduz textos do português para Libras e voz.
Estatísticas
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizada em 2010, mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva, o que representa cerca de 5% da população. Dentro desse grupo, 2,7 milhões são considerados surdos profundos.
Entre as 8.357.539 pessoas aptas a votar no Paraná, 96.821 mil declararam à Justiça Eleitoral ter algum tipo de deficiência, segundo o Portal de Estatísticas do TSE. Desse número, 10,3 mil possuem deficiência auditiva. No restante do país, o número é de 159,7 mil.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

