Vereadores mirins tomam posse na Câmara Municipal de Francisco Beltrão
Projeto Parlamento Jovem, promovido pela EJE-PR, mobilizou cerca de mil estudantes no município

Nesta quinta-feira (3), representantes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estiveram em Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, para acompanhar a solenidade de posse de alunas e alunos eleitos pelo projeto Parlamento Jovem. A iniciativa é promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e com as Câmaras Municipais.
Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, a juíza da 69ª Zona Eleitoral (ZE) de Francisco Beltrão, doutora Janaina Monique Zanellato Albino Sinhorini, reforçou a importância de os estudantes se engajarem desde cedo na política. “Quando eles vierem a participar no futuro, já terão os princípios básicos que os auxiliem e os ensinem a tratar a política de uma maneira correta e a trabalhar considerando os nossos princípios constitucionais”, declarou.
A chefe da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais do TRE-PR, Mary Natsue Ogawa, explicou que o Parlamento Jovem é um processo educativo formativo, que possibilita aprender sobre educação política na prática. “É entender que eleição não é só voto, mas participação e democracia de fato. É entender que política não é chato, pois é a vida da gente [...] Tenho certeza que todos os jovens aqui vão transformar muitas vidas”, concluiu.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, da doutora Janaina Monique Zanellato Albino Sinhorini e da servidora Mary Natsue Ogawa, compuseram a mesa de autoridades o promotor eleitoral da 69ª ZE, doutor Tiago Vacari; o prefeito do município, Antonio Pedron; a vice-prefeita, Lurdinha Bertani; o presidente da Câmara de Vereadores, Cidney Barbiero Filho; o chefe do Cartório Eleitoral, Arno Wolf Junior; e o chefe do Núcleo Regional de Educação, Paulo Henrique Schwalm.
Estiveram presentes à cerimônia a diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Vicente de Carli, Marcileide Marcis da Silva; a diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Biavatti,Neuza Maria Missio; as coordenadoras do projeto nas escolas Aline Malagi e Ivania Dartora; vereadoras e vereadores e familiares das alunas e dos alunos.
O projeto
Desenvolvido pela EJE-PR, com o apoio dos Cartórios Eleitorais, o Parlamento Jovem tem o propósito de contribuir para a formação política dos jovens, levando às estudantes e aos estudantes conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral para torná-los mais conscientes da importância da participação democrática.
Por meio da iniciativa, as alunas e os alunos participam do processo eleitoral, desde a realização da convenção partidária e da campanha até a eleição de representantes, que atuarão como vereadores mirins nas Câmaras Municipais. Em 2025, o projeto mobilizou mais de 42 mil estudantes, em 64 municípios paranaenses.
Em Francisco Beltrão, participaram do projeto 516 estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Biavatti e 482 do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Vicente de Carli. Ao todo, 19 alunas e alunos foram eleitos vereadores mirins, dos quais dois são suplentes.

Capacitação
A convite do vereador de Pato Branco e presidente da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop), Claudemir Zanco, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson realizou uma apresentação para 80 vereadoras e vereadores. Na ocasião, o presidente do TRE-PR abordou as ações do projeto Parlamento Jovem e a importância de incentivar as candidaturas femininas.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

