"Respeito em Jogo", iniciativa do Superior Tribunal Militar (STM), é apresentada em evento no TRE-PR
Ação faz parte da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que se estende até sexta-feira (9)

Nesta quarta-feira (7), no terceiro dia de programação da Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) apresentou para o público interno o jogo “Respeito em Jogo”, desenvolvido pelo Superior Tribunal Militar (STM). Realizado no auditório do TRE-PR, o encontro foi transmitido ao vivo pelo YouTube.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, ressaltou que o objetivo do evento é trazer o “Respeito em Jogo” para a Justiça Eleitoral, com o propósito de levar educação e promover a prevenção da discriminação e do assédio no âmbito interno. “Queremos nos inspirar nessa boa prática, nessa experiência”, enfatizou.
Na sequência, o juiz federal e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e Discriminação da Justiça Militar da União, doutor Jorge Luiz de Oliveira da Silva, um dos criadores da ferramenta, realizou uma apresentação sobre o “Respeito em Jogo”. “É um jogo eletrônico que reforça o letramento em relação a essas práticas no ambiente de trabalho”, explicou.
Ele ressaltou a complexidade da questão do assédio e da discriminação, destacando que as pessoas reagem de forma diferente. “O que resta é discutir, capacitar, sensibilizar e assim atingir um ponto de equilíbrio”, salientou. Segundo o juiz federal, o “Respeito em Jogo” visa reforçar os métodos de letramento tradicionais (como palestras e seminários) e lúdicos (encenação teatral, jogos de tabuleiro etc.), reunindo essas características de forma inovadora.
O jogo
Com sua primeira versão apresentada em 2023, o “Respeito em Jogo” é multiplataforma, podendo ser acessado em tablets, computadores e smartphones por meio do navegador, sem a necessidade de download ou atualizações. Com formato acessível, o jogo simula situações reais que as pessoas podem enfrentar no trabalho, incentivando que elas tomem decisões. A plataforma foi criada com objetivo de ser aplicada durante dinâmicas, embora também possa ser acessada de forma individual.
Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação
A programação teve início nesta segunda-feira (5), com a abertura de uma exposição de fotografias do fotojornalista Sebastião Salgado e uma palestra com o tema “Assédio e discriminação na sociedade contemporânea”, ministrada pela doutora em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Mirelle Neme Buzalaf.
No segundo dia, o auditório do TRE-PR recebeu uma palestra sobre o assédio e a discriminação, ministrada pela psicóloga Adriana Karen do Rocio Vidal Baron. Ela apresentou as consequências dessas práticas na saúde mental e no aspecto emocional das pessoas envolvidas, com base na sua experiência de atuação no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).
As ações desenvolvidas durante a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação são organizadas pelas Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRE-PR (1° e 2° graus). A programação se estende até sexta-feira (9), com ações digitais e interativas pela internet e pela intranet.
Acesse a programação completa em PDF
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube