20ª ZE realiza eleições do Parlamento Jovem em São José da Boa Vista (PR)
Cerca de 80 estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Newton Sampaio participaram da iniciativa

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, representantes do Cartório da 20ª Zona Eleitoral (ZE) - responsável pelos municípios de Santana do Itararé, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz - contam detalhes da ação realizada com estudantes, por intermédio do projeto Parlamento Jovem. Nesta quarta-feira (14), a equipe recebeu a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.
O chefe do Cartório da 20ª ZE, Luis Fernando Gomes, explicou que a ação foi realizada no Colégio Estadual Cívico-Militar Newton Sampaio, em São José da Boa Vista (PR), com a participação de cerca de 80 alunas e alunos do Ensino Médio. Ele relatou que, inicialmente, a equipe da Justiça Eleitoral promoveu uma reunião com representantes da escola para apresentar o projeto e descrever o treinamento com urnas eletrônicas.
Segundo o chefe do Cartório, no dia da votação, três estudantes disputaram o cargo de vereador mirim. “A eleição correu perfeitamente”, declarou. Os candidatos eleitos serão diplomados simbolicamente nesta quinta-feira (15), às 14h. “Agora eles participarão das atividades da Câmara Municipal pelo prazo de seis meses. O projeto apresentado pelos alunos poderá ser aceito e, se for viável, será transformado em um projeto dos próprios vereadores”, completou.
Presenças
Além do presidente do TRE-PR e do chefe do Cartório da 20ª ZE, estiveram presentes na visita a secretária de Comunicação e Multimídia, Melissa Diniz Medroni; o coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Domício Prates Ribeiro Filho; a assessora de inovação e acessibilidade do TRE-PR, Claudia Afanio; o oficial de gabinete Adwilhans Luciano de Souza; e o servidor Marcos Mendes Pereira.
Parlamento Jovem
Desenvolvido pela EJE-PR desde 2017, o projeto tem o propósito de contribuir para a formação política dos jovens, levando aos estudantes mais conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral. Por meio da iniciativa, as alunas e os alunos vivenciam o processo eleitoral, desde a realização da convenção partidária e da campanha até a eleição de representantes, que atuarão como vereadores mirins nas Câmaras Municipais.
Em 2025, em todo o Paraná, a iniciativa mobilizou mais de 42 mil estudantes, dos quais 750 participaram como candidatas e candidatos mirins e 535, como mesários. Ao todo, 107 escolas públicas integraram voluntariamente o Parlamento Jovem em 64 municípios do estado. A operação, realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Paraná (SEED), contou com o envolvimento de mais de 200 professores e cerca de 180 servidoras e servidores do TRE-PR, tanto do interior quanto da sede.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube