Justiça Eleitoral atende na Reserva Indígena do Ivaí até a próxima sexta-feira (16)
Nesse evento, o programa Cidadania Plena integra as ações da 3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!

Até a próxima sexta-feira (16), a Justiça Eleitoral do Paraná, por intermédio da 196ª Zona Eleitoral (ZE) de Manoel Ribas, presta atendimento às eleitoras e aos eleitores que residem na Reserva Indígena do Ivaí. A ação faz parte do programa Cidadania Plena - todo voto importa, que, nesta semana, também integra as atividades da 3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, promovida pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
A iniciativa visa garantir o acesso aos direitos políticos aos residentes da reserva, que muitas vezes enfrentam dificuldades de deslocamento até os centros urbanos. As cidadãs e os cidadãos poderão tirar o Título de Eleitor, fazer a revisão do cadastro eleitoral ou a transferência do Título, além de obter certidões como as de crimes eleitorais, de filiação partidária e de quitação eleitoral.
Além do atendimento prestado pela Justiça Eleitoral, a 3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! oferece diversos serviços, como emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento, divórcio e afins; emissão e regularização do CPF; atendimento para orientação jurídica e acordos previdenciários; atendimento jurídico relacionado à averiguação de paternidade e de reconhecimento de filiação; regularização do serviço militar; orientação jurídica para benefícios previdenciários; atendimento referente ao Cadastro Único (CadÚnico); orientação sobre o portal Gov.br; encaminhamento para vagas de emprego; atendimento veterinário; serviços de corte de cabelo; e doação de vestuários.
Para o chefe do Cartório da 196ª ZE, Emerson Roberto de Freitas, a participação da Justiça Eleitoral no evento demonstra seu compromisso em promover a plena inclusão de todas as cidadãs e de todos os cidadãos no processo democrático, reconhecendo a diversidade e as particularidades das comunidades indígenas do Paraná.
Ele destacou o reconhecimento da importância da ação pela comunidade, cujas moradoras e cujos moradores têm dificuldade de se deslocar até o Fórum Eleitoral para tirar o Título de Eleitor e consequentemente ter seus direitos políticos assegurados.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

