Último dia: fotografias de Sebastião Salgado ficam em exposição até esta segunda-feira (12) no hall de entrada do TRE-PR
A iniciativa faz parte das ações que integram a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação 2025

Esta segunda-feira (12) é o último dia da exposição “Êxodos”, do fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado. Localizadas no hall de entrada do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, as obras retratam pessoas marginalizadas e as condições humanas em diversas partes do mundo. A iniciativa integra a Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, realizada de 5 a 9 de maio.
O objetivo da exposição foi gerar reflexões com base na observação e na apreciação das obras, que, de acordo com as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (1º e 2º graus), propõem uma visão além das aparências e o reconhecimento da humanidade compartilhada por todas as pessoas, capturando a essência e a dignidade de grupos que, ao longo da história, têm sido marginalizados e discriminados.
Ainda segundo as Comissões, apesar das adversidades enfrentadas pelos retratados, as obras representam testemunhos visuais das lutas, das resistências e das esperanças dessas pessoas, servindo como inspiração a agir com mais empatia, respeito e compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e inclusiva.
Sebastião Salgado
O fotógrafo documental e fotojornalista Sebastião Ribeiro Salgado Júnior, nascido em Aimorés (MG), em 1944, é considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial, sobretudo pelo teor social de seu trabalho. O acervo em exposição no TRE-PR foi doado pelo próprio artista.
Ações ao longo da semana
Além da abertura da exposição, na última segunda-feira (5), a programação da Semana de de Combate ao Assédio e à Discriminação contou com uma apresentação sobre o tema “Assédio e discriminação na sociedade contemporânea”, ministrada pela doutora em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) Mirelle Neme Buzalaf.
No segundo dia, o auditório do TRE-PR recebeu uma palestra sobre o assédio e a discriminação, ministrada pela psicóloga Adriana Karen do Rocio Vidal Baron. Ela apresentou as consequências dessas práticas na saúde mental e no aspecto emocional das pessoas envolvidas, com base na sua experiência de atuação no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR).
O terceiro dia de programação apresentou, ao público interno do TRE-PR, a iniciativa “Respeito em Jogo”, desenvolvida pelo Superior Tribunal Militar (STM). O encontro contou com a participação do juiz federal, doutor Jorge Luiz de Oliveira da Silva, um dos criadores da ferramenta. Na quinta (8) e na sexta-feira (9), foram realizadas ainda ações digitais, com textos informativos e reflexivos sobre o tema publicados na intranet e na internet.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube