Garanta o seu direito de votar: regularize o Título Eleitoral
Eleitorado tem até 6 de maio de 2026 para tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor

Embora o primeiro turno das eleições gerais de 2026 aconteça apenas em 4 de outubro do próximo ano, as eleitoras e os eleitores têm até 6 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, para solicitar a emissão da primeira via do Título, a transferência de domicílio eleitoral, a atualização de dados e o cadastramento biométrico.
💡Saiba o que cada operação significa | |
Alistamento (primeiro Título) |
compreende os atos de qualificação e inscrição da eleitora ou do eleitor, o que permite à pessoa votar na eleição; |
Transferência de domicílio eleitoral |
operação que atualiza o endereço da pessoa que mudou de cidade, estado ou país, para que ela possa continuar a exercer o direito do voto; |
Atualização de dados cadastrais (revisão) |
serviço em que a eleitora ou o eleitor solicita a alteração dos próprios dados (atualização do nome, endereço ou local de votação, por exemplo), sem mudar o município. |
O encerramento do cadastro eleitoral ocorre 150 dias antes do pleito, conforme previsto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Esse prazo permite que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação, o que inclui a definição das Seções Eleitorais e a produção do material necessário para o dia da eleição.
Nas eleições gerais de 2026, que terão como slogan #votonademocracia, as eleitoras e os eleitores escolherão representantes aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador da República, deputado federal e deputado estadual.
São mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar no próximo pleito no Brasil e no exterior, dos quais 8.399.481 pertencem ao estado do Paraná, conforme dados de outubro de 2025 do site de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Atendimento
Os serviços eleitorais podem ser requeridos de forma on-line, pelo autoatendimento, ou presencialmente, comparecendo aos Cartórios Eleitorais do Paraná de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Em ambos os casos, será necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identidade com foto;
- CPF (se houver);
- Comprovante de residência recente, emitido há, no mínimo, 3 meses e, no máximo, 1 ano;
- Comprovante de quitação do serviço militar (para homens que completam 19 anos no ano em que forem requerer o Título);
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver).
Como verificar minha situação eleitoral?
Para votar, a pessoa deve estar quite com a Justiça Eleitoral. Para verificar sua situação, a eleitora ou o eleitor deve acessar o autoatendimento, clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 6). A regularização deve ser feita até o fechamento do cadastro, 6 de maio do ano que vem, para que a cidadã ou o cidadão possa votar nas Eleições 2026.
Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e é facultativo para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Aqueles que completarem 16 anos até a data do primeiro turno, em 4 de outubro de 2026, também já podem solicitar a emissão do Título Eleitoral para votar nas Eleições 2026.
Confira a importância do Título Eleitoral para jovens:
✅Caso tenha prestado vestibular ou feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estudante ou o estudante aprovado deverá ter o Título Eleitoral, documento obrigatório para fazer a matrícula em universidades públicas e privadas. |
✅Estudantes universitários podem ganhar até 30 horas extracurriculares, por turno, ao trabalharem nas eleições, desde que a faculdade ou universidade - seja pública ou privada, com o ensino presencial ou à distância - tenha aderido ao Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga). |
❌Se a pessoa não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, ela não poderá obter documentos como passaporte ou carteira de identidade. Também ficará impossibilitada de tomar posse em concursos públicos e não conseguirá realizar empréstimos e financiamentos (inclusive estudantis) em bancos públicos. |
✅Com o Título Eleitoral nas mãos, os jovens têm a chance de votar e escolher seus representantes. A eleição é uma oportunidade de expressar expectativas e reivindicar aquilo que consideram necessário para o futuro. |
Serviços on-line
Além de emitir, revisar e transferir o Título Eleitoral, as eleitoras e os eleitores podem acessar diversos serviços sem sair de casa, pelo autoatendimento. Confira alguns deles:
- Segunda via do Título Eleitoral;
- Alteração de local de votação;
- Pagamento de multas;
- Inclusão de nome social e múltipla filiação;
- Emissão de certidões.
Atenção a golpes
A Justiça Eleitoral alerta sobre a circulação de mensagens que solicitam algum tipo de cobrança pelos serviços eleitorais e esclarece que todos são oferecidos de forma gratuita. A regularização deve ser feita somente pelos sites oficiais dos TREs e do TSE, que, assim como os demais domínios do Poder Judiciário, sempre terminam com o sufixo “.jus.br” (como tse.jus.br e tre-pr.jus.br, por exemplo).
Dúvidas
Em caso de dúvidas, entre em contato via Disque-Eleitor pelo número 0800 640 8400 ou WhatsApp (41) 3330-8500 ou procure um Cartório Eleitoral.Os endereços e e-mails dos Cartórios Eleitorais do Paraná estão disponíveis no site do TRE-PR ao clicar em “Serviços Eleitorais” (menu superior) e em “Zonas Eleitorais”.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

