TRE-PR participa do evento “Construindo um Tribunal Antirracista - Consciência Negra 2025”, promovido pelo TJPR
Na ocasião, a desembargadora federal Gisele Lemke representou o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson

Nesta terça-feira (25), a juíza-membro substituta da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desembargadora federal Gisele Lemke representou o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, no evento “Construindo um Tribunal Antirracista - Consciência Negra 2025”. Promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por intermédio da sua Comissão de Igualdade e Gênero (CIG), o encontro abordou a equidade racial e o combate ao racismo estrutural.
Realizado na semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, com transmissão ao vivo pelo YouTube, o evento buscou reforçar a reflexão e o fortalecimento das ações voltadas ao enfrentamento da discriminação racial.Durante a cerimônia, as participantes e os participantes trataram de temas como a desigualdade e seus impactos na aplicação do Direito, a política de inclusão de pessoas pretas e pardas na magistratura por meio do sistema de cotas e o aprimoramento dos processos de heteroidentificação.
Ao final do encontro, que ocorreu no Auditório Pleno do TJPR, em Curitiba, foi promovida uma leitura comentada do guia “Construindo um Tribunal Antirracista: um guia para a convivência respeitosa”, elaborado pela CIG. Na ocasião, foram destacados conceitos, como de raça, característica étnico-racial e étnico-cultural, preconceito racial, discriminação racial, discriminação racial positiva, racismo estrutural, racismo institucional e racismo recreativo.
Com informações do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR)
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

