TRE-PR promove o "Mês da Consciência Negra em Movimento"
Ao longo de novembro, serão realizadas diversas ações de conscientização e enfrentamento ao racismo

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio do seu Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI), promove o “Mês da Consciência Negra em Movimento”, com a realização, ao longo de novembro, de diversas ações de conscientização e enfrentamento ao racismo. As atividades, direcionadas ao corpo funcional e abertas ao público, visam reforçar o compromisso institucional em promover uma Justiça Eleitoral mais justa, diversa e igualitária, respeitando os direitos humanos.
Confira detalhes da programação:
Live sobre letramento racial
A programação do “Mês da Consciência Negra em Movimento” terá início nesta terça-feira (11) com uma live sobre letramento racial voltada a juízas, juízes, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários e demais colaboradoras e colaboradores do TRE-PR. O evento será transmitido ao vivo pelo Google Meet, a partir das 14h.
A palestra será ministrada pelo analista judiciário e membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Discriminação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) Elielson Souza Silva, que é mestrando em Administração Pública.
Seminário “Vozes Negras”
No dia 18 de novembro, a partir das 9h, o TRE-PR promove o seminário “Vozes Negras” com o objetivo de estabelecer um fórum de debates sobre a efetividade dos Direitos Humanos e o papel das políticas de reparação histórica. Na ocasião, ocorrerá o lançamento de uma obra colaborativa voltada ao protagonismo negro. As pessoas interessadas em participar devem se inscrever via formulário eletrônico (vagas limitadas).
O encontro é organizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também apoiam o evento o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), a Justiça Federal do Paraná (JFPR), a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Defensoria Pública da União no Paraná (DPU).
Homenagem e conteúdo educacional
Ainda em novembro, ocorrerá o lançamento de uma exposição on-line, que busca resgatar a história da população negra e a sua relação com a Justiça Eleitoral. Como destaque, a mostra apresentará a trajetória do médico, professor e político Antenor Pamphilo dos Santos, o primeiro vereador negro da história de Curitiba, que presidiu a Câmara Municipal no final dos anos 1940.
Outras atividades
Além dos eventos, o TRE-PR promoverá, neste mês, cursos gratuitos voltados ao combate à discriminação e lançará uma cartilha para conscientização e enfrentamento ao racismo, elaborada pelo Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI).
Canal de denúncia
O TRE-PR possui um canal específico para o recebimento de denúncias sobre casos de racismo sofridos em âmbito institucional. As demandas podem ser encaminhadas pelo e-mail discriminacao@tre-pr.jus.br. O NDI orienta a vítima ou testemunha a registrar a denúncia o quanto antes. Toda manifestação será tratada com sigilo, seriedade e respeito.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

