Indígenas de Superagui e Cerco Grande são atendidos pela Justiça Eleitoral do Paraná
Cerca de 50 eleitoras e eleitores participaram da ação, realizada no último sábado (18)

No último sábado (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio do programa “Cidadania Plena - Todo Voto Importa”, promoveu, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guaraqueçaba, atividades e prestação de serviços eleitorais para cerca de 50 pessoas indígenas das ilhas de Superagui e Cerco Grande, no litoral do estado, com a participação do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.

Na ação, a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) promoveu uma roda de conversa com os indígenas sobre a importância do voto e apresentou a urna eletrônica e suas funcionalidades. Já o Cartório de Registro Civil de Guaraqueçaba emitiu certidões de nascimento tardias para a comunidade indigena, que vendeu artesanato e realizou apresentações musicais.
O TRE-PR distribuiu cartilhas bilíngues, que reúnem as principais informações sobre o processo eleitoral traduzidas para o Guarani Mbya. Segundo o indígena Alcidino Kuaray dos Santos, o material elaborado em língua nativa é fundamental para que as crianças mantenham sua cultura no futuro. “Ela é nosso dom e nossa vida”, declarou.

O cacique Felipe Silva, do Território Indígena Cerco Grande, ressaltou a importância da ação. Ele lembrou que, para acessar os serviços presenciais, como a emissão do primeiro título para os indígenas que completam 15 anos, no município sede do TRE-PR na região, em Antonina, é preciso viajar por cerca de um dia. “Chegar aqui e ser atendido na hora é melhor para nós. É muito bom”, comentou.
De acordo com o prefeito de Guaraqueçaba, Alessandro Carneiro Soares Truchinski, 78 dos 100 quilômetros para chegar a Antonina passam por estradas de chão. “Essa ação é ótima e muito importante para que possamos unir as ilhas e a comunidade rural para regularizar tanto o Título quanto outros documentos”, destacou.
A vice-presidente da Comissão dos Povos Originários da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), doutora Andrea Godoy, enfatizou que o mutirão reforça a cidadania das pessoas indígenas. “É muito importante o que estamos presenciando [...] O nosso objetivo é sempre preservar a cultura, o patrimônio e a língua indígena. Buscamos estar próximos das comunidades”, completou.
Visita a locais de votação
À tarde, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson realizou uma visita aos locais de votação em Vila Fátima e Tibicanga. Guaraqueçaba conta com 27 Seções Eleitorais, distribuídas em 15 locais de votação, dos quais seis estão localizados em ilhas; dois, no centro; e sete, na área rural. O município é a única localidade de difícil acesso da Justiça Eleitoral do Paraná.
Além do presidente Sigurd Roberto Bengtsson, da doutora Andrea Godoy e do prefeito Alessandro Carneiro Soares Truchinski, estiveram presentes nas visitas o juiz substituto da 6ª Zona Eleitoral (ZE) de Antonina, doutor Tailan Costa; o presidente da Comissão de Justiça de Transição da OAB-PR, doutor Daniel de Oliveira Godoy Junior; e a secretária de Ação Social, da Criança, do Adolescente e Assuntos da Família de Guaraqueçaba, Ingrid Truchinski dos Santos Soares.

Cidadania Plena
Durante esta edição do Cidadania Plena em Guaraqueçaba, o TRE-PR atendeu um total de 230 eleitoras e eleitores, que compareceram ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) entre quinta-feira (16) e sábado (18). Nos dois primeiros dias, as ações aconteceram simultaneamente ao Projeto Justiça Aproxima, da Justiça Federal.
A população pôde tirar o Título de Eleitor, fazer revisão ou transferência e quitar eventuais débitos eleitorais. O programa, que busca facilitar o acesso das eleitoras e dos eleitores aos serviços da Justiça Eleitoral em municípios distantes das sedes de Fóruns Eleitorais, atendeu, desde o início de 2024, mais de 31 mil eleitoras e eleitores paranaenses.
Nos três dias de mutirão em Guaraqueçaba, a EJE-PR também realizou ações de cidadania com aproximadamente 100 estudantes do Colégio Estadual Marcílio Dias e da Escola Municipal Barbosa Pinto. A equipe do TRE-PR organizou uma votação simulada em urnas eletrônicas e promoveu discussões sobre a importância do voto, por meio de rodas de conversa, jogos interativos e palestras.
Durante a tarde do último sábado (18), no CRAS, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) ainda realizou uma ação para promover a inscrição de pessoas interessadas em participar do vestibular do curso de Licenciatura em Educação do Campo.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

