TRE-PR E JFPR assinam acordo de cooperação para gerir usina fotovoltaica de Paranavaí
A parceria tem como objetivo otimizar a gestão da usina e compartilhar a energia gerada entre as instituições

Nesta sexta-feira (19), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o juiz federal diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná (JFPR), doutor José Antonio Savaris, reuniram-se para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 20/2025.
O documento tem como objetivo otimizar a gestão e a manutenção da usina fotovoltaica de Paranavaí e viabilizar o compartilhamento da energia elétrica gerada entre a Justiça Eleitoral do Paraná e a Justiça Federal - Seção Judiciária do Paraná, com base nos termos dispostos pela Lei nº 14.300/2022.
Entre as previsões do Acordo, estão o estabelecimento das regras para o compartilhamento da energia gerada e a avaliação da necessidade de investimentos adicionais para manutenção ou ampliação da capacidade da usina. O acordo prevê que o TRE-PR terá preferência na compensação da energia, em reconhecimento ao investimento já realizado pelo Tribunal na estrutura da usina.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a criação da usina fotovoltaica em Paranavaí: “Ela (a usina) é um caso de referência nacional, produzindo quase a totalidade da energia consumida pelos prédios da Justiça Eleitoral do Paraná”.
O doutor José Antonio Savaris enalteceu a possibilidade de a Justiça Federal do Paraná passar a integrar o projeto do TRE-PR. “A nossa expectativa é a melhor possível, de compormos uma equipe para engajar e fazer parte do comitê gestor desse projeto”, concluiu.
Presenças
Além do presidente Sigurd Roberto Bengtsson e do doutor José Antonio Savaris, estiveram presentes no encontro a desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi; o desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; o secretário de Administração, Iuri Camargo Kisovec; o coordenador de Infraestrutura Predial, Guilherme Babora do Carvalhal; a diretora administrativa do Justiça Federal do Paraná, Daniela Hideko Ynoue; e o diretor do Núcleo de Sustentabilidade da JFPR, Marcos Correa.
Usina Fotovoltaica de Paranavaí
Criada em 2019, a usina produz o equivalente a quase 100% da energia utilizada pela Justiça Eleitoral do Paraná, economizando, desde a sua inauguração, mais de 7 milhões de reais em energia elétrica. Em 2024, a usina fotovoltaica produziu 2.611.298 kWh, o que atenderia as necessidades elétricas de um município com cerca de 1.105 habitantes ao longo de um ano.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube


