TRE-PR adere a Campanha 24 horas pelo Glaucoma

Oftalmologistas preparam ação on-line em prol da conscientização sobre a doença que mais causa cegueira no mundo

Fotografia tirada à noite da fachada do edifício-sede do TRE-PR. Há uma iluminação verde na fren...

As fachadas do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e do Fórum Eleitoral estão com a iluminação verde durante todo o mês de maio após o Tribunal aderir à Campanha 24 horas pelo Glaucoma. A atividade tem como objetivo mobilizar especialistas, órgãos competentes, além das cidadãs e dos cidadãos em torno da conscientização sobre a doença.

A Campanha 24h pelo Glaucoma ocorrerá no dia 20 de maio de 2023 (sábado), das 9h às 17h, por meio do canal do Youtube da entidade, e contará com a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença que a maior causa de cegueira evitável no mundo. 

O evento será realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), juntamente com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e tem o propósito de levar informação de qualidade, com evidências científicas, para a população. Além disso, a atividade abordará assuntos como grupos de risco para o glaucoma, perigos da automedicação, as causas da doença, a importância do uso de colírios, o acompanhamento do tratamento do paciente e a atuação do Programa Nacional de Glaucoma.

O 24 Horas pelo Glaucoma 

O evento acontece tradicionalmente em maio em virtude do Dia Internacional do Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26 deste mês. Nos anos anteriores, a campanha ganhou apoio de celebridades e instituições ao redor do Brasil. 

O que é o glaucoma?

Segundo estudos, de 1 a 2% da população mundial convive com a doença. Os especialistas alertam que o glaucoma é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ele pode progredir durante o passar dos anos até o surgimento dos primeiros sintomas. 

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir ao cérebro reconhecer as formas e cores captadas. É uma doença que deve ser diagnosticada precocemente, uma vez que quanto antes os cuidados forem introduzidos, maiores as chances de mantê-la sob controle.

Lembrando que o não tratado corretamente pode levar à perda permanente da visão, por conta disso é recomendado que os pacientes façam visitas regulares aos oftalmologistas. No Sistema Único de Saúde (SUS) é possível contar com o suporte de médicos e ter acesso a medicamentos, exames e procedimentos de diagnóstico e tratamento.


Texto: Luiza Sarubbi com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Lemartine de Lima
Secretaria de Comunicação
SECOM/TRE-PR


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido