TRE-PR promove palestra “Introdução ao Letramento Racial”

Evento, realizado de forma on-line, foi ministrado pela doutora Sabrina de Paula Braga, mestra em Direito Político pela UFMG e analista jurídica do TRE-MG

Print de tela de uma reunião por videoconferência. É possível ver sete pessoas com a câmera aber...

Na tarde de quarta-feira (03), ocorreu a palestra “Introdução ao Letramento Racial”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), e ministrada pela doutora Sabrina de Paula Braga, mestra em Direito Político pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e analista jurídica do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, destacou, durante a abertura, que o é função social do Tribunal promover a conscientização sobre o racismo. “O resultado deste evento se estenderá além dos nossos quadros funcionais, uma vez que também formaremos multiplicadoras e multiplicadores que levarão às pessoas de seu convívio a prevenção contra a discriminação e o preconceito contra pessoas negras”, declarou.

O juiz membro da Corte e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), doutor Thiago Paiva dos Santos, comentou que o evento é uma consequência do seminário “Caminhos para a Igualdade Racial da Política", promovido em 21 de março deste ano. “O letramento racial é um conceito muito importante que provoca uma reflexão e vai nos ensinar a ter um posicionamento estratégico e teórico para o combate ao racismo”, disse.

Programação

A palestra discutiu temas como o conceito de raça, o mito da democracia racial, o racismo estrutural e o colorismo, com o intuito de compreender o fenômeno do racismo e alertar a necessidade de atuação de todas e todos para o combate à violência política contra pessoas negras.

Presenças

O evento ocorreu de forma on-line pela plataforma Zoom. Estiveram presentes também os juízes membros da Corte do TRE-PR, doutor Rodrigo Otavio Rodrigues Gomes do Amaral e o doutor José Rodrigo Sade; bem como o diretor-geral, doutor Valcir Mombach; o secretário da Presidência, doutor Josmar Ambrus; e o coordenador-executivo da EJE-PR, Jillian Roberto Servat. Além de servidoras, servidores e demais pessoas interessadas.

Texto: Luís Schuh Bocatios e Carla Tortato 
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Rogério Carlos Born
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação Social 
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido