19ª ZE realiza ações voltadas à participação de mulheres e jovens na política
Iniciativas foram apresentadas ao desembargador Sigurd Roberto Bengtsson durante visita na última quinta-feira (14)

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, a equipe da 19ª Zona Eleitoral (ZE) apresentou, na última quinta-feira (14), ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, os esforços do Cartório Eleitoral para incentivar a participação de mulheres e jovens na política e de eleitoras e eleitores como mesárias e mesários voluntários.
A juíza eleitoral de Tomazina, doutora Franciele Pereira do Nascimento, destacou, entre as ações realizadas em 2025, as eleições do “Parlamento Jovem” em uma escola estadual de Jaboti, município também abrangido pela 19ª ZE. A iniciativa, desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), visa contribuir para a formação política de estudantes, tornando-os mais conscientes da importância da sua participação na democracia.
“Foi um momento de conscientização e de cidadania para esses alunos do ensino médio. Eles se engajaram bastante, fizeram santinhos e um mural com o número e a fotografia dos candidatos”, detalhou a juíza. Por meio do projeto, os jovens puderam participar de todo o processo eleitoral, desde a realização da convenção partidária e da campanha até a eleição de representantes, que atuarão como vereadores mirins na Câmara Municipal.
A doutora Franciele ressaltou que a comunidade da região é bastante atuante e interessada nos temas que são trazidos à discussão pela 19ª ZE. “Nós procuramos também fazer eventos que incentivam a participação das mulheres na política”, comenta, ressaltando que a Zona Eleitoral foi agraciada pelo TRE-PR com o selo de compromisso com a representatividade das mulheres no espaço de poder. “Sempre buscamos combater qualquer medida que, de algum modo, prejudique a participação feminina ou represente violência de gênero”, completou a juíza.
Em março deste ano, a 19ª ZE organizou, em parceria com o Fórum de Justiça de Tomazina, um evento voltado às mulheres com o objetivo de demonstrar o comprometimento do Poder Judiciário com as causas relativas à Lei Maria da Penha. Com o tema “Em espaços de poder as mulheres quebram barreiras, desafiam limites e inspiram mudanças”, o encontro promoveu trocas de experiências sobre a participação feminina e os desafios enfrentados por elas na busca por respeito no trabalho, nas ruas e em seus lares.
Atuação de mesários
A doutora Franciele também destacou a importância da atuação das mesárias e dos mesários nas eleições: “sem eles, a eleição sequer aconteceria”. Segundo a magistrada, a 19ª Zona Eleitoral preparou uma lembrança para prestigiar as pessoas que atuaram no pleito. “Como forma de agradecer por todo esse desprendimento e por permitir que a eleição de fato se realizasse, nós preparamos um alfajor como uma forma de carinho e de valorização de toda essa dedicação”, declarou.
De acordo com o chefe do Cartório da 19ª ZE, Wagner Augusto Martins de Aguiar, as eleições em Tomazina contam com cerca de 100% de mesários voluntários. “Por se tratar de uma cidade pequena, as pessoas entram em contato diretamente conosco, pelo WhatsApp da Zona [para atuar na eleição]”, contou. Ele explica que as eleitoras e os eleitores também podem se inscrever presencialmente, no Cartório Eleitoral, ou pela internet, por meio do aplicativo e-Título ou do autoatendimento do eleitor.
“Um dia de trabalho na Justiça Eleitoral, segundo previsão legal, possibilita à pessoa tirar dois dias de folga sem prejuízo da remuneração”, informou. O chefe do Cartório destacou ainda outras vantagens de atuar como mesário na eleição, como isenção de taxas e vantagem de desempate em concursos públicos (se previsto em edital), recebimento de auxílio alimentação e direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos no Paraná.
Presenças
Além do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, da doutora Franciele Pereira do Nascimento e do servidor Wagner Augusto Martins de Aguiar, estiveram presentes a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; a secretária de Comunicação e Multimídia, Melissa Diniz Medroni; o coordenador-executivo da EJE-PR, Domício Prates Ribeiro Filho; e a chefe da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Mary Natsue Ogawa.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

