89ª ZE desenvolve ferramenta para otimizar atividades administrativas e judiciais
Projeto foi criado pelo chefe do Cartório Eleitoral de Umuarama, Carlos Sérgio Furlan, com base nos recursos do Google Workspace

Como parte da série “Com eleição ou sem eleição, a Justiça Eleitoral está sempre em ação”, representantes da 89ª Zona Eleitoral (ZE) de Umuarama apresentaram o projeto “Cartório Digital” ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que visitou o município na última terça-feira (1°).
Criador do projeto, o chefe do Cartório da 89ª ZE, Carlos Sérgio Furlan, explica que a iniciativa utiliza os recursos do Google Workspace para centralizar informações e otimizar as atividades judiciais e administrativas. O portal, que é compartilhado com toda a equipe, reúne links, modelos, ferramentas e demais materiais, agilizando a prestação de serviços. “Isso facilita para que nós não percamos tempo em ter que ir em outro arquivo ou sistema buscar aquilo que estamos precisando”, detalha.
O portal é organizado em ícones coloridos, com um destaque na página inicial para os principais sistemas, disponíveis para acesso rápido. Outros conteúdos são apresentados em menus por temas, como “Atestados e formulários”, “Atos do Cartório”, “CAE”, “Certidões de Antecedentes Criminais”, Classe Processual”, “LGPD” e “Comunicação de Feriados e Alteração de Horários de Atendimento”. A ferramenta permite ainda a automatização de algumas tarefas.
Com relação às atividades judiciais, o servidor relata que o projeto auxilia na classificação das sentenças, prestando apoio aos magistrados. “Utilizamos também uma agente virtual que faz o relatório de processos e despachos. Isso acaba tornando o nosso serviço mais rápido. A gente consegue avançar de uma forma surpreendente”, informa.
Quanto a questões administrativas, Carlos Sérgio Furlan destaca que o projeto “Cartório Digital” tem sido utilizado, por exemplo, na convocação de mesários, que passou a ser realizada de forma informatizada. “Por meio das informações armazenadas e desse controle conseguimos monitorar o que a Seção Eleitoral precisa, se o local de votação tem poucos mesários ou se precisa de mesários preparados para lidar com determinada situação”.
Coleta biométrica
Em 2025, o Cartório da 89ª ZE também tem atuado para realizar a coleta biométrica do eleitorado de Umuarama e região. A servidora requisitada Ivone Magali Zubioli Loureiro, que trabalha na Central de Atendimento ao Eleitor há cerca de um ano, destacou que a procura é maior entre as pessoas idosas, que precisam coletar as digitais para solicitar financiamentos ou como prova de vida. “Também vem muitas pessoas com o Título cancelado ou suspenso e muitos eleitores comparecem para atualizar o cadastro. A gente atende todo o pessoal”, comenta.
Equipe
Além do presidente Sigurd Roberto Bengtsson, do chefe do Cartório e da servidora requisitada, estiveram presentes durante a visita a servidora Ivonilda do Nascimento Pedro; as servidoras requisitadas Eliana Pedrosa da Silva de Souza, Silvia Regina Glinglani, Ana Paula José de Oliveira e Lucimar Milani Mota; e o estagiário Demetrio da Silva Rudniak.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

