Cadastro biométrico no Paraná alcança 96,8% do eleitorado
Quem ainda não cadastrou a biometria tem até o dia 6 de maio de 2026 para comparecer ao Cartório Eleitoral

No Paraná, mais de 8,14 milhões de eleitoras e de eleitores estão com a biometria coletada pela Justiça Eleitoral do estado. O dado corresponde a 96,8% do total de cidadãs e cidadãos aptos a votar, segundo a página de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Outras 265.130 pessoas (3.15%) deverão se dirigir ao Cartório Eleitoral para coleta das digitais até 6 de maio de 2026, data do fechamento do cadastro.
Para conferir se o Título está regularizado, o eleitor deve acessar o autoatendimento, clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 6) e, em seguida, informar o número do Título, CPF ou nome completo. Na área de “Comunicado”, aparecerá a informação se a pessoa possui cadastro biométrico. As eleitoras e os eleitores também podem verificar sua situação por meio do app e-Título, disponível nas plataformas Android e iOS.
Atendimento presencial
Caso a pessoa não tenha feito a coleta biométrica, deverá buscar o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Os endereços e contatos dos Cartórios Eleitorais do Paraná estão disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no menu “Serviços Eleitorais” ao clicar na opção “Zonas Eleitorais”.
A eleitora ou o eleitor precisa levar documento oficial com foto e comprovante de residência. No caso de homens que forem realizar o alistamento eleitoral no ano em que completam 19 anos de idade, será necessário apresentar também um comprovante de quitação do serviço militar.
As impressões digitais e a foto são coletadas durante o atendimento presencial para quem vai tirar o Título pela primeira vez ou necessita de outros serviços, como atualização de dados e transferência de domicílio eleitoral, ou que não tenha a biometria inserida no sistema eletrônico de votação.
Para as pessoas que já possuem a biometria cadastrada, só é preciso realizar o processo novamente se existir algum problema nos dados registrados ou se a coleta tenha sido feita há mais de 10 anos.
Justiça Eleitoral não faz cadastro biométrico de menores de 15 anos
O TRE-PR também esclarece que não realiza o cadastro biométrico de pessoas menores de 15 anos, que não podem se alistar como eleitoras e eleitores. A Resolução TSE nº 23.659/2021, que regula o cadastro eleitoral em todo o país, prevê que o alistamento eleitoral é facultativo a partir dos 15 anos, entretanto, o jovem só poderá votar na eleição seguinte caso complete 16 anos até a data do pleito.
Canais de atendimento
WhatsApp: (41) 3330-8500
Disque-Eleitor: 0800 640 8400 (ligação gratuita)
Localização: endereço dos Cartórios Eleitorais
Com informações do TRE-SP
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

