Curso de formação de lideranças femininas promove visita técnica ao TRE-PR na última sexta-feira (29)

Último dia do curso “#Meninas que transformam” também abordou e incentivou o empreendedorismo social

Fotografia em que várias estudantes que vestem uniformes em branco e azul posam no corredor do s...

Na última sexta-feira (29), cerca de 60 estudantes do Colégio Estadual João Bettega participaram do último dia de formação do curso “#Meninas que transformam”, que promoveu uma visita técnica à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e uma palestra sobre empreendedorismo social. 

Durante a visita guiada, conduzida pelo chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Frederico Rafael Martins de Almeida, as alunas conheceram os principais espaços da sede da Justiça Eleitoral do Paraná, como áreas administrativas, Cartórios e, em especial, a sala de sessões do Tribunal, onde são realizados os julgamentos.

Na sequência, as estudantes assistiram a uma palestra de encerramento com o tema Empreendedorismo Social, ministrada pela representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), Elisangela Rosa. A apresentação destacou histórias e iniciativas de mulheres que transformaram suas comunidades unindo inovação, liderança e responsabilidade social, e reforçou que o empreendedorismo pode ser uma forma de inclusão e de impacto positivo.

De acordo com o chefe da SECP, o projeto amplia as visões e os olhares das estudantes que participam do curso de formação, tornando-se uma ação de impacto direto e de transformação na sociedade: “O impacto vai além da sala de aula: muitas estudantes relataram mudanças em sua visão de mundo, levando os aprendizados para suas escolas, famílias e comunidades. O projeto reforça a importância de formar cidadãs conscientes, críticas e engajadas, capazes de contribuir ativamente para uma sociedade mais justa e igualitária”.

Formatura

Ao final do curso, será realizado uma formatura com entrega de certificados para as meninas que participaram do curso. A cerimônia será realizada na Escola de Cidadania Política do TRE-PR, com data a ser definida.

Curso #Meninas que Transformam

O curso de formação de lideranças femininas é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a ONU Mulheres, o Sebrae-PR e o Ministério Público do Paraná (MPPR), com o objetivo de promover despertar a consciência sobre a possibilidade e a necessidade de as mulheres ocuparem posições de liderança e poder.

Ao longo das atividades, as estudantes tiveram contato com temas como cidadania, democracia, liderança, igualdade de gênero e participação política. No total, foram realizados seis encontros com palestras, oficinas e dinâmicas com linguagem acessível:

O curso teve início no dia 18 de agosto, com uma palestra sobre os direitos e os deveres constitucionais e os pilares da democracia e uma oficina de checagem de notícias, que buscou preparar as jovens para identificar desinformação e conscientizá-las sobre as consequências do compartilhamento de fake news. 

O segundo dia do encontro, realizado no dia 20 de agosto, promoveu reflexão sobre a evolução da participação feminina na política brasileira, discutindo os desafios atuais relacionados à representação das mulheres nos espaços de poder e a prevenção às candidaturas fictícias, utilizadas para fraudar a cota de gênero nas eleições.

No dia 22 de agosto, as estudantes puderam participar de uma aula sobre oratória, em que aprenderam habilidades relacionadas à comunicação. Essas competências poderão ser utilizadas futuramente na carreira profissional das alunas, sobretudo se elas ocuparem um cargo de gestão ou de liderança.

No dia 25 de agosto, foi realizada uma capacitação sobre o uso da tecnologia e de recursos gerados por inteligência artificial, abordando seus aspectos positivos e negativos e as precauções necessárias. 

Na última quarta-feira (27), foi promovido um momento de reflexão sobre inclusão e acessibilidade. As estudantes discutiram e aprenderam  sobre a importância de incluir pessoas com deficiência e grupos vulneráveis em espaços democráticos.




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