Saiba quando ir ao Cartório Eleitoral para cadastrar a biometria
Confira orientações para evitar o comparecimento desnecessário aos Cartórios Eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) esclarece que o cadastro biométrico realizado nos Cartórios Eleitorais não é a única forma de acesso ao nível ouro da plataforma digital de serviços do Governo Federal. A Justiça Eleitoral não é responsável pela gestão da conta gov.br. Por conta disso, em caso de dúvidas, a população deve acessar a página governo digital.
Nas últimas semanas, muitas pessoas têm procurado o atendimento presencial da Justiça Eleitoral para realizar a coleta da biometria, principalmente após a exigência de reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br para solicitação de procedimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas é preciso que a cidadã e o cidadão estejam atentos para evitar deslocamentos que não vão resolver o problema.
De acordo com o chefe do Cartório da 157ª Zona Eleitoral de Londrina, Willian Gallera Garcia, pessoas que não podem ter o Título de Eleitor, como menores de 15 anos e estrangeiros, estão se dirigindo aos Fóruns Eleitorais com a expectativa de cadastrar a biometria. “Como essas pessoas não podem ter o Título, acabam perdendo a viagem”, explica o servidor. Willian ressalta a importância de as cidadãs e os cidadãos buscarem informações sobre outras formas de acesso à plataforma Gov.brantes de procurar a Justiça Eleitoral: “Pode ser que eles já tenham cadastrados os dados necessários”.
Dúvidas ou problemas relacionados à utilização do aplicativo Gov.br devem ser comunicados ao Governo Federal pelo canal de atendimento do Governo Federal: atendimentogovbr@economia.gov.br.
Faça o teste com seu e-Título
A validação biométrica pelo aplicativo e-Título pode confirmar que qualquer falha de identificação no Gov.br não está relacionada à Justiça Eleitoral. Portanto, é recomendável que o eleitor ou a eleitora baixe e valide biometricamente o aplicativo. Caso a biometria seja validada, a eventual inconsistência de dados não tem origem na Justiça Eleitoral.
Quando ir até um Cartório Eleitoral
As cidadãs e os cidadãos só precisam procurar os Cartórios Eleitorais para atendimento presencial em casos específicos, por exemplo, se não possuírem biometria (situação de quem vai tirar o Título de Eleitor pela primeira vez), se a coleta tiver sido realizada há mais de 10 anos ou se a fisionomia atual da pessoa for muito diferente da foto do cadastro eleitoral.
Para conferir se tem a biometria registrada na Justiça Eleitoral, basta acessar o autoatendimento, clicar em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 7) e, em seguida, informar o número do Título, CPF ou nome completo. Na área de “Comunicado”, aparecerá a informação se a pessoa possui cadastro biométrico. As eleitoras e os eleitores também podem verificar sua situação por meio do app e-Título, disponível nas plataformas Android e iOS.
Como atingir o nível ouro nas contas gov.br?
O gov.br possui três níveis de segurança (bronze, prata e ouro), que variam quanto aos aspectos de grau de segurança no processo de validação dos dados da usuária ou do usuário ao criar a conta, os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados e as transações digitais possíveis de serem realizadas. Quanto maior a segurança da validação dos dados da pessoa, maior o nível da conta.
Além da Justiça Eleitoral, há outras bases biométricas para que a cidadã ou o cidadão possa obter o nível mais elevado no gov.br, como a da Carteira de Identidade Nacional (CIN), mantida pelos Institutos de Identificação, e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), operada pela Secretaria Nacional de Trânsito. A opção de reconhecimento facial só estará disponível na plataforma do Governo Federal se a biometria da pessoa estiver em algum desses bancos.
As pessoas também podem acessar o nível ouro da ferramenta com a validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code impresso na Carteira de Identidade Nacional ou com a obtenção de um certificado digital compatível com ICP-Brasil, que funciona como uma identidade eletrônica.
No portal do Governo, na área de ajuda, é possível encontrar explicações sobre a conta gov.br e as eventuais dúvidas sobre o reconhecimento facial, os níveis de segurança, a recuperação de conta, as informações de como baixar o aplicativo, entre outros assuntos. Na página “Saiba mais sobre os níveis da conta gov.br”, estão disponíveis orientações de como elevar o nível para ouro.
Justiça Eleitoral não faz cadastro biométrico de menores de 15 anos
O TRE-PR também esclarece que não realiza o cadastro biométrico de pessoas menores de 15 anos, que não podem se alistar como eleitoras e eleitores. Algumas instituições têm orientado de forma equivocada as cidadãs e os cidadãos a realizarem a coleta das digitais, da foto e da assinatura em Cartórios Eleitorais, inclusive menores de idade e pessoas que já possuem biometria cadastrada. Essa desinformação gera deslocamentos desnecessários ou improdutivos.
Dúvidas
📱WhatsApp: (41) 3330-8500
☎️ Disque-Eleitor: 0800 640 8400 (ligação gratuita)
📍Localização:endereço dos Cartórios Eleitorais
🕕Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Em Curitiba, o Fórum Eleitoral está localizado na rua João Parolin, nº 55, em frente ao prédio do edifício-sede.
Com informações do TRE-SP
Matéria publicada com base em relatório emitido pela Ouvidoria do TRE-PR.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

