Justiça Eleitoral do Paraná atende 526 eleitores em mutirões no litoral
Cidadania Plena Litoral ocorreu entre os dias 12 e 20 de fevereiro nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná

Nesta sexta-feira (20), a Justiça Eleitoral do Paraná, por intermédio do programa Cidadania Plena, encerrou a ação de atendimento e orientação aos eleitores do litoral do estado, iniciada no dia 12 de fevereiro. Ao longo dos nove dias de mutirões, que aproveitaram a movimentação decorrente do Carnaval, 526 eleitores em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná puderam emitir, regularizar, revisar e transferir o Título Eleitoral.
Atendimentos por município | |||
Município |
Quantidade de atendimentos |
Datas |
Local de atendimento |
Guaratuba |
48 |
13, 16 e 19 de fevereiro |
Morro do Cristo |
Matinhos |
96 |
14, 17 e 20 de fevereiro |
Em frente à Sorveteria D’Vicz |
Pontal do Paraná |
382 |
12, 15 e 18 de fevereiro |
Passarela de Ipanema |
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, destacou que a ação possibilitou à população local ter acesso aos serviços eleitorais. “Muitos atendimentos foram feitos e centenas de titulos foram regularizados. Eu convido o eleitor paranaense, que puder, a comparecer com antecedência e evitar as filas de 6 de maio”, esclareceu. O fechamento do cadastro ocorre 150 dias antes do pleito para permitir que a Justiça Eleitoral organize a logística de votação para o dia da eleição.
O aposentado André Ferreira de Andrade Neto, residente em Guaratuba, relatou que notou as vans adaptadas para atendimento do programa Cidadania Plena durante um passeio de bicicleta pela orla. “Conversei com uma moça que me atendeu muito bem. Fui para casa buscar os documentos que foram pedidos, a identidade e um comprovante de residência atualizado, e voltei. O pessoal me atendeu muito bem e eu pude regularizar o Título”, pontuou.
Para a aposentada Sueli Fagundes Bentz, que descobriu pela televisão a programação de mutirões do TRE-PR no litoral, a ação representou a possibilidade de “acertar” débitos eleitorais e transferir o Título para o município em que mora atualmente. “O atendimento foi bem rápido e tranquilo. As pessoas são muito bacanas e simpáticas. Agora é só votar”, declarou.
Durante a ação, os representantes da Justiça Eleitoral do Paraná também distribuíram “colinhas” para incentivar que o eleitorado leve anotados os números dos candidatos nas Eleições 2026, a ser realizada em primeiro turno no dia 4 de outubro e, se houver segundo turno, no dia 25 de outubro. O objetivo da iniciativa é agilizar o processo de votação e evitar possíveis transtornos, uma vez que os cidadãos deverão digitar seis votos na urna eletrônica no pleito deste ano.
Divulgação de campanhas
No evento, a equipe do TRE-PR apresentou ao eleitorado suas principais campanhas em 2026, entre elas a de incentivo à participação dos eleitores como mesários, divulgando as vantagens de trabalhar nas eleições, como meia-entrada em eventos culturais e esportivos no Paraná, horas extracurriculares para estudantes universitários, vale refeição, dispensa do serviço pelo dobro de dias de trabalho prestado e, caso previsto no edital, vantagem no critério de desempate em concursos públicos.
Com o objetivo de estimular a participação dos jovens na eleição, a Justiça Eleitoral do Paraná também entregou impressos aos eleitores os “voto goods”, ilustrações para colorir inspiradas na coleção de livros que faz sucesso entre crianças, jovens e adultos. As pessoas que coloriram as imagens podem tirar uma foto e marcar o @ do TRE-PR nas redes sociais para que as pinturas sejam publicadas pelo perfil do Tribunal no Instagram.
Desenvolvidos pela Secretária de Comunicação e Multimídia (SECOM) do TRE-PR, por intermédio da Seção de Comunicação Visual (SCV), os “voto goods” contam com ilustrações da “Urninha” e da “Gralha Confere”, símbolos da Justiça Eleitoral do Paraná, além de outras figuras que remetem ao estado, como o pinhão e a araucária.
Programa Cidadania Plena
O Cidadania Plena - Todo Voto Importa é um programa do TRE-PR que busca facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral, realizando a instalação de Seções Eleitorais em locais de difícil acesso e mutirões de atendimento em comunidades e municípios distantes das sedes de Fóruns Eleitorais. Desde o início de 2024, a iniciativa já atendeu mais de 31 mil paranaenses.
Operação litoral
Os mutirões do TRE-PR durante o Carnaval foram realizados em conjunto com a “Operação Litoral”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), que tem como objetivo levar atendimentos itinerantes à população, tais como respostas mais rápidas a demandas de menor gravidade, orientação jurídica à população e incentivo à solução consensual de conflitos.
Acesse os links úteis do TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

