TRE-PR cria glossário dos termos jurídicos mais utilizados na Justiça Eleitoral
Manual orienta cidadãos e cidadãs sobre o significado das expressões técnicas indispensáveis nos textos jurídicos
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza o Glossário de Termos Jurídicos da Justiça Eleitoral, que está disponível com os demais materiais sobre Linguagem Simples na página de boas práticas na internet. A publicação atende à orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de criar manuais e guias para orientar cidadãos e cidadãs sobre o significado das expressões técnicas indispensáveis nos textos jurídicos, prevista no Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. O projeto gráfico e a diagramação são de autoria da Assistência de Comunicação Visual (ASCV).
A servidora Elaine Soares, que selecionou os quase 130 verbetes juntamente com a servidora Nathalie Gradim, explica que a ideia era produzir um material voltado às necessidades práticas da Justiça Eleitoral e dos seus usuários: “Apesar de existir um glossário no site do Tribunal Superior Eleitoral, que inclusive utilizamos como parâmetro para consulta, conforme referência que consta no documento, aproveitamos para incluir conceitos e palavras de cunho eleitoral e cartorário que auxiliará no treinamento de mesários, nas audiências públicas e também no trato com os representantes de partidos políticos”.
Linguagem simples
Apesar de utilizados como padrão da Administração Pública, os termos e as palavras do jargão jurídico são de difícil compreensão pela maioria da população. Tornar a comunicação mais objetiva e contextualizar o uso de expressões técnicas é importante para que todas as pessoas compreendam as informações de seu interesse e tenham acesso a serviços e direitos.
Com esse intuito, o TRE-PR implementou, por meio da Portaria n° 448/2022, a política de linguagem simples para redação de atos administrativos e judiciais. Em 2024, foram realizadas oficinas sobre o assunto para chefes de Cartório de Curitiba, para autoridades e assessores e para servidoras e servidores da Corregedoria e do Gabinete da Presidência. Ainda neste ano, ocorreu ainda a 1ª Sessão Itinerante da Corte Eleitoral, que usou os princípios dessa linguagem com o propósito de aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade.
Acesse a página com as boas práticas sobre Linguagem Simples do TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube