TRE-PR lança “Cartilha Antirracismo” para promover Justiça e equidade racial

Material, que integra as ações do “Mês da Consciência Negra em Movimento”, é voltado à sensibilização sobre os efeitos do racismo

Banner com fundo nas cores amarela, azul e marrom, com a ilustração de duas mulheres e dois home...

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio do seu Núcleo de Diversidade e Inclusão (NDI), reafirma seu compromisso com uma Justiça Eleitoral mais justa, diversa e igualitária com o lançamento da “Cartilha Antirracismo: Justiça e Equidade Racial” durante a 3ª Reunião do Conselho de Governança, realizada nesta terça-feira (25).

O lançamento da cartilha integra a programação do projeto "Mês da Consciência Negra em Movimento", promovido ao longo de novembro, que inclui diversas ações de conscientização e enfrentamento ao racismo.

Sobre a Cartilha

Elaborada pelo servidor Leonardo Santos de Souza, integrante do NDI do TRE-PR, a cartilha é um instrumento de letramento racial voltado à sensibilização e à conscientização de magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores, estagiárias e estagiários sobre os efeitos do racismo. O documento, que se alinha ao movimento nacional do Poder Judiciário pelo combate à discriminação, aborda conceitos fundamentais para entender o racismo. Confira:

  • Racismo estrutural: enraizado nas estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, perpetuando desigualdades.
  • Racismo institucional: caracterizado pela falha coletiva de uma organização em fornecer um serviço adequado por causa da cor, cultura ou origem étnica da pessoa.
  • Racismo recreativo: prática de disfarçar o racismo em piadas ou brincadeiras, normalizando a violência simbólica.
  • Outros conceitos: inclui definições sobre injúria racial, branquitude, interseccionalidade e a importância do lugar de fala.

A cartilha também apresenta um guia prático sobre como ser antirracista, incluindo ações de conhecimento, reconhecimento de vieses e privilégios, e passos práticos como enfrentamento rigoroso a condutas discriminatórias e apoio a ações afirmativas.

Acesse a cartilha em PDF

Canal de denúncia institucional

O TRE-PR reforça a existência de um canal específico para o recebimento de denúncias sobre casos de racismo sofridos no âmbito institucional, com tratamento sigiloso, sério e respeitoso.

A orientação do NDI é que a vítima ou testemunha registre a denúncia o quanto antes. O Tribunal reforça que o racismo e a discriminação de toda ordem são inaceitáveis e devem ser enfrentados de forma coletiva.


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.